3 de jan. de 2016

Bom dia! Vai um Chá aí?


O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes de planta, geralmente preparada com água quente. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação,fermentação, e o contato com outras ervas, especiarias e frutos.

A palavra "chá" é usada popularmente em Portugal e no Brasil como sinónimo de infusão de frutos, folhas, raízes e ervas contendo ou não folhas de chá.
Historicamente, a origem do chá como erva medicinal útil para se manter desperto não é clara. O uso do chá, enquanto bebida social data, pelo menos, da época da dinastia Tang.

Os primeiros europeus a contactar com o chá foram os portugueses que chegaram ao Japão em 1543.

Em breve a Europa começou a importar as folhas, tornando-se a bebida rapidamente popular, especialmente entre as classes mais abastadas na França e Países Baixos.
O uso do chá na Inglaterra é atribuído a Catarina de Bragança, princesa portuguesa que casou com Carlos II da Inglaterra) e pode ser situado cerca de 1660. 
Catarina patrocinava "Tea parties", onde o chá passou a ser apreciado pelas mulheres e, posteriormente, daí passou a ser também do gosto masculino.
Origem do Chá das Cinco

O chá era bebido em cafés e seu consumo foi crescendo desde o final do século XVII, sendo que era bebido a qualquer hora do dia até o início do século XIX, quando a tradição chá da tarde ("five o'clock tea") foi instituída pela sétima Duquesa de Bedford em Londres.

No começo, o chá com biscoitos matava a fome de uma duquesa. Depois, virou um evento social e hoje tem até um profissional especializado para servir a bebida.

A tradição começou no século XIX, com a duquesa de Bedford. Ela se queixava do vazio no estômago que sentia no final da tarde e, para enganar a fome, passou a tomar uma xícara de chá e fazer um pequeno lanche.

Isso se tornou um evento social. Até a rainha Vitória e suas damas de companhia incorporaram o hábito. Os corseletes saíram de moda e o chá virou rotina.

No hotel mais antigo de Londres, cerca de 500 chás da tarde são servidos por semana. Para beliscar tem sanduíche leve, acompanhado do melhor amigo do chá: os “scones”, simples ou com passas, feitos de farinha e servidos quentinhos. A tradição manda comer devagar e com bastante creme e geleia.

Os ingleses inventaram uma nova profissão por causa do famoso chá – o sommelier do chá. Uma espécie de sabe-tudo da bebida, como já existe com o vinho.
Rakesh é do Sri Lanka, um país que trocou as plantações de café pelo chá. Ele teve treinamento formal em Londres para distinguir os sabores e os aromas. Também aprendeu a servir a bebida no ponto certo.

Para quem estiver contando calorias, tem a opção detox, com receitas feitas por uma nutricionista.


E aí ? Vai um Chá?
Vamos prosear enquanto saboreamos esse delicioso chá de domingo!?

3 comentários:

Elda (Arte da Elda) disse...

Amooooooo chá!
Adorei a postagem.
Feliz 2016!
Abraço.
http://artedaelda.blogspot.com.br/

Line Bernardo disse...

Oi Sol,
Adoro chá e com uma boa prosa fica melhor ainda... Adorei seu blog e o post ficou ótimo! Tenha um 2016 maravilhoso ❤!
Bjs ❤
http://abrirjanela.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Olá Sol,seu post ficou show.Eu sou fã de chá ele ja faz parte do meu dia a dia.Parabéns.
Desejo um 2016 recheadinho de coisas boas! Bjokas no coração!
http://luskidoca.blogspot.com

Atualizações do Instagram

Topo