9 de ago. de 2017

13 Dicas para Manter seu Corpo e a Mente Saudáveis

Para esse Dia dos Pais que será comemorado no domingo dia 13 de Agosto, separamos 13 dicas que vão manter o corpo e a mente saudáveis, para que você possa compartilhar nessa data mais que especial.

Confira:

1 – Dormir 8 horas por dia ou pelo menos o mínimo de 6 horas.
A falta de sono nos deixa mais irritado e estressado. Procure tomar o sol da manhã quando acordar, pois isso ajuda a regular os ciclos do sono. Tente sempre ir dormir no mesmo horário e ter uma rotina antes de dormir.

2 – Faça exercícios moderados regularmente, cerca de 3 vezes por semana.
O exercício físico nos ajuda porque promove a segregação da serotonina e endorfina relacionadas com a sensação de bem-estar.
É também uma poderosa distração de preocupações e dor. Estudos recentes também apontam que a noradrenalina regula reações ao estresse.

3 – Mantenha contato com amigos e familiares.
O contato social está associado com a oxitocina, neuropeptídio que produz sensação de bem-estar.
O apoio social é um fator de proteção em muitos distúrbios psicológicos e uma grande ajuda em tempos de necessidade.
Além disso, está associado a um envelhecimento mais favorável. Dar e aceitar apoio. Compartilhar interesses. Rir e se divertir.

4 – Relaxar.
Tire algum tempo para si mesmo, um banho de espuma, ouvir música suave, assistir a um filme.
Relaxamento reduz os efeitos prejudiciais do estresse, reduz a tensão muscular, melhora os sintomas psicossomáticos e melhora o autocontrole.

5 – Desenvolva exercícios para a mente.
Sudoku, caça palavras e leitura são uns dos exemplos que podem te ajudar a trabalhar o cérebro. Isso nos ajuda a escapar dos problemas de todos os dias e é possível aprender uma ou duas coisas novas!
O cérebro pode ter um enfraquecimento entre as conexões se você não praticar nada novo com ele.

6 – Coma devagar.
Mastigar bem e prestar mais atenção quando come é mais importante do que imagina, além de sua digestão ser bem melhor por comer com mais calma, seu cérebro consegue lhe enviar a mensagem de que você está satisfeito e de que não precisa comer além do necessário.

7 – Comer alimentos mais saudáveis.
Para prolongar a vida com mais saúde é preciso ter peso ideal, para isso muitas pessoas precisam emagrecer rapido e buscar hábitos saudáveis.
Coma frutas, legumes e alimentos ricos em fibras. Evite as comidas gordurosas em excesso ou alimentos açucarados.

Ovos, frutas cítricas, frutas e vegetais verde, alimentos com cálcio (leite, iogurte, queijo), grãos integrais, castanhas, são exemplos de alimentos benéficos para atenção, concentração e humor.

E lembre-se você tem que beber pelo menos 8 copos de água por dia para manter o cérebro e corpo hidratado e, assim, promover suas funções.



8 – Obtenha ajuda quando você precisar.
Não é um sinal de fraqueza, mas de força. Ninguém é perfeito, ninguém pode cuidar de tudo sozinho.
Vivemos na sociedade e devemos saber como explorar os benefícios que ela nos traz. A evolução nos torna seres sociais porque esta era a forma mais adaptativa da existência de nossa espécie.

9 – Libere a sua criatividade.
Criatividade promove uma sutileza mental, também é uma boa forma de expressão pessoal, autoconhecimento.
Devemos deixar essa energia desabafar de vez em quando, fazer coisas como pintar uma tela, escrever uma história curta, artesanato, inventar algum novo dispositivo, pintar uma parede da casa.

10 – Mantenha alguma autonomia, seja autossuficiente.
Nem sempre depender dos outros como despejar toda a nossa existência no nosso parceiro, por exemplo, fazer as coisas sozinhas ocasionalmente.
Devemos buscar o apoio dos outros, mas também temos que acreditar que podemos fazer coisas sozinhas e que podemos nos sentir bem com isso.

11 – Cuidar da sua saúde mental e corporal.
A mente e o corpo estão unidos, quando se descuida de um o outro sofre também!
Você já parou para pensar por que ficamos doentes durante períodos de estresse? Isso explica muito bem como a saúde mental pode afetar a saúde física.

12 – Seja organizado com seu tempo e aprenda a priorizar as coisas.
Considere suas próprias capacidades e recursos (materiais e tempo) para cada tarefa.
Não sobrecarregue a si mesmo. Isso por si só pode evitar muito estresse. Use uma agenda ou calendário.

13 – Aprenda a reconhecer as suas próprias emoções e seu estresse.
Os homens muitas vezes são menos emotivos e guardam muitos sentimentos que não lhe fazem bem. Expresse seus sentimentos para os outros. Aprenda a canalizar esses sentimentos positivos e controle o negativo.


Acesse o vídeo: 

Nenhum comentário:

Atualizações do Instagram

Topo