1 de out de 2009

Plano de Aula- Educação Artística I

OBJETIVO:
  1. Expressar, por meio de atividades plásticas, as diferentes manifestações observadas no mundo físico, bem como as vivências emocionais do educando.
  2. Desenvolver uma forma pessoal de expressão.
  3. Desenvolver habilidades, para a descoberta e apreciação de valores estéticos.
  4. Adquirir domínio de instrumentos, técnicas e procedimentos de expressão.
  5. Desenvolver a criatividade.
  6. Preparar o educando para sua integração na comunidade, despertando-o profissionalmente.
  7. Desenvolver habilidades na distinção de cor, forma, dimensão e espaço.
  8. Desenvolver atitudes de cooperação e iniciativa.
  9. Desenvolver no educando a confiança no seu discernimento ao experimentar, criar, julgar e avaliar seu trabalho.
  10. Adquirir hábitos de disciplina e concentração no trabalho individual e em grupo.
PROGRAMA:
1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO
01.  AS CORES
·        Teoria das cores
·        Harmonia, monocromia e policromia
Objetivo: Experimentar diferentes combinações de cores/pigmentos e pesquisar as várias possibilidades de harmonização.
02.  ILUSTRAÇÃO E DIAGRAMAÇÃO
·        Imagem e texto
·        Distribuição do espaço
Objetivo: Realizar ilustrações diversas em atividades escolares, bem como estudar as maneiras de paginar revistas, jornais, trabalhos, etc...
03.  LETRAS, NÚMEROS E LOGOTIPOS
·        Programação visual
·        Símbolos e logomarcas
Objetivo: Confeccionar letreiros e fazer estudos de programação visual. Criar logomarcas e símbolos deiversos.
04.  PUBLICIDADE E CARTAZ
·        Anúncios
·        Cartazes
Objetivo: Construir displays e elaborar anúncios diversos. Elaborar e confeccionar cartazes, aplicando as técnicas até então assimiladas.
05.  PROJETO LIVRO
·        Confecção de capa
·        Produção gráfica
·        Apresentação
Objetivo: Elaborar toda a programação visual de um livro (da capa ao conteúdo).
06.  PROJETO PRODUTO
·        Introdução
·        Projeto
·        Confecção
·        Apresentação
Objetivo: Criar, produzir e divulgar um produto alimentício, dentro de técnicas previamente determinadas.
07.  PROJETO MAQUETE
·        Introdução
·        Projeto
·        Montagem
·        Apresentação
  Objetivo: Projetar, construir e divulgar uma maquete de um empreendimento, dentro de técnicas previamente determinadas.
................................................................................................................

5ª SÉRIE - ENSINO FUNDAMENTAL
01.  AS CORES
·        Introdução
·        Cores primárias, secundárias e terciárias
·        Harmonia, cores quentes, cores frias, cores neutras
·        Monocromia e policromia
Objetivo: Experimentar diferentes combinações de cores/pigmentos e pesquisar as várias possibilidades de harmonização.
  02.  LETRAS E NÚMEROS
·        Letras maiúsculas e minúsculas
·        Algarismos
·        Ilustração com letras e números
Objetivo: Utilizar letreiros adequados a cada situação, bem como identificar a importância da escrita na confecção de qualquer trabalho escolar.
  03.  ESTILIZAÇÃO
·        Técnicas básicas  
Objetivo: Simplificar desenhos e objetos utilizando-se de linhas e formas conhecidas, aplicando técnicas de traçados.
  04.  CARTAZES
·        Introdução
·        Equilíbrio
·        Técnicas de confecção
Objetivo: Distribuir os elementos de um cartaz (texto e ilustração) harmonicamente, para obter estética e comunicação.
05.  FOLCLORE
·        Introdução
·        Mitos e lendas
·        Folclore brasileiro e regional
·        Confecção de cartazes
·        Apresentação de trabalhos
Objetivo: Resgatar as raízes do folclore, em especial o da região. Reavivar as manifestações folclóricas através do estudo de diversos tipos de crenças e costumes.
  06.  RABISCOS
·        Técnicas básicas
Objetivo: Utilizar adequadamente os traços, como forma de simplificação de desenhos e ilustrações, na representação de objetos, seres, etc...
07.  COLAGEM  E  MONTAGEM
·        Introdução
·        Colagem – mosaico e gravura
·        Montagem – escultura e diversos
Objetivo: Manipular os diversos tipos de objetos e materiais, na confecção/montagem de trabalhos manuais como forma de expressão e aplicação de técnicas.

2 comentários:

  1. ola,gostei muito de teu blog eprincipalmente de tua postagem,pois estarei fazendo educação artistica este ano e estou pesquisando sobre o assunto,mil bjos e atémais!!!

    ResponderExcluir
  2. o que eu estava procurando, obrigado

    ResponderExcluir

♥♥♥♥♥Tenha uma vida abençoada !!!♥♥♥♥♥
-----------/♥♥♥♥♥♥♥\-----Amizade--(-♥-(-\♥/-)-♥-)
---------/♥♥♥♥♥♥♥♥♥ \----------------------(--♥-\/-♥-)
-------/♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥\-----Saúde------||-----
----@--l---D----------D---l---@----- ---------||
--\\l//l_____l__l_____l-\\l//-\\l//- ╠╬╬╬╬╬╬╬╬╬╣
================================
Obrigada por sua visita!
Para que eu retribua seu comentário, favor deixar o link do seu Blog. Para troca de seguidores, deixe seu nome de seguidor do Blog e o link. Para troca de comentários, deixe o link do post que quer que eu comente. Sua presença enriquece meu Blog. Sua companhia alegra minha alma. Sinta-se Abraçado(a)! Volte sempre!
================================