21 de jun. de 2015

Primeiro Dia do Inverno




O Início do Inverno 2015 começa às 13h38  do dia 21 de junho de 2015; e termina dia 23 de setembro de 2015, com o equinócio da primavera. 

O inverno é a estação que antecede a primavera e sucede o outono. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas. As regiões sudeste e sul do país são as mais afetadas com características típicas do inverno, sendo o restante do Brasil marcado por temperaturas mais equilibradas, com pouca variação térmica.

Solstício de Inverno 2015

O começo do inverno é marcado pelo evento astronômico conhecido por Solstício de Inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado em direção do sol. Em 2015, o solstício de inverno será 13h38 (horário de Brasília) no Brasil. 

O solstício de inverno é chamado de solstício de verão no Hemisfério Norte, marcado o começo da estação mais quente do ano nos países que ficam acima da linha do equador. 
Equinócio de Setembro: fim do inverno no Brasil

O fim do inverno é também marcado por outro fenômeno astronômico: o equinócio de setembro, período quando o sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador. No Brasil e em todo o hemisfério Sul, o equinócio acontece no dia 23 de setembro de 2015, marcando o fim do inverno e começo da primavera. 

No equinócio, o dia tem a mesma duração no hemisfério Norte e no hemisfério Sul.

Hábitos de inverno

Com a chegada dos dias mais frios, vamos alterando nossos hábitos, nos recolhendo e comendo mais, no final do inverno muita gente reclama dos quilos que ganhou e culpa a estação, quando na verdade foram seus hábitos que a fizeram ganhar peso extra.

saude-alimentacao-habitos-alimentares-saudaveis-prato-colorido-sortimentos

Durante a época mais fria do ano nossos hábitos mudam. Diminuem as pessoas nas ruas, parece que a cidade começa a hibernar. Os programas se tornam mais caseiros e tem-se a tendência de diminuir as atividades.

Neste período muitas pessoas preferem ficar no aconchego do lar, vendo televisão, conversando com familiares e amigos, ou simplesmente se aquecendo.

Nosso organismo também se altera, adaptando-se ao novo clima. Requer uma quantidade maior de alimentos para prover o aquecimento do corpo e não raro “quer” fazer uma reserva de gordura, igualmente para proteger o indivíduo do frio.

A inatividade típica deste período, somada a necessidade orgânica de maior consumo de alimentos favorecendo o apetite, normalmente resultam em quilos extras, quando seria exatamente a época ideal para perder peso, considerando a maior demanda de energia do organismo que contribuiria para isso.

Para manutenção de nosso peso é importante uma alimentação balanceada, diversificada e em horários previamente estabelecidos, além disso, a atividade física é ideal para aquecer e espantar a preguiça que está querendo se instalar.

Claro que tudo com bom senso, atividade física com acompanhamento profissional e alimentação sem carências de nutrientes, incluindo as gorduras que em pequenas quantidades são úteis ao organismo humano, em especial para o transporte das vitaminas A, K, E e D.

Uma boa dica para a alimentação diferenciada de inverno é a utilização de legumes e verduras nas preparações juntamente com os cereais integrais que transmitem a sensação de saciedade e reduzem o impulso por alimentos tido como petiscos. Também é possível utilizar bebidas quentes como o chá de ervas e o café, evitando, assim, chocolates quentes e bebidas alcoólicas que trazem consigo outros problemas orgânicos. Lembrando que mesmo com a menor apetência para água, é necessário continuar ingerindo líquidos, mesmo que seja sob a forma de chás quentes, uma vez que estes hidratam o organismo, mantém o equilíbrio e ajudam no tratamento das gripes e resfriados, tão comuns nesta época do ano.
Então, neste inverno, vamos alterar nossos hábitos e viver de maneira mais saudável, curtindo as pessoas que amamos no conforto do lar, mas sem abrir mão dos bons hábitos. Vamos nos mexer mais, comer de forma regrada e evitar alimentos excessivamente calóricos. Desta forma haverá menos motivos para nos preocuparmos com o ganho de peso extra.

Gostou do meu post!?

2 comentários:

chica disse...

Aqui a essa hora do dia, já tivemos trovões e uma pancada de chuva. É a nova estação chegando! Beijos, feliz inverno! chica

Poções de Arte disse...

Bom dia, Sol! E no inverno, Sol será sempre bem-vindo! rsrs. (Brincadeirinha com seu nome!).
O bom dos legumes e verduras é que sempre é possível fazer uma sopinha pra esquentar... Gosto dessa estação, mas seria bom se trabalhássemos a metade da semana para curtir a restante, né? rsrs.
Feliz Inverno!
Abraços esmagadores e ótima semana.

Atualizações do Instagram

Topo