2 de fev de 2016

Bom senso e Netqueta



Bom dia amigos!
Vamos ter um "Papo cabeça?" Por favor, este assunto é muito importante para nós Internautas, então,
LEIA até o fim.

Estava eu outro dia conversando com um amigo e ele me perguntava o que eu acharia se eu recebesse um E-mail todo escrito em CAIXA ALTA?

Resolvi responder pra ele com um post em meu blog.

A nossa cultura e a nossa língua, são riquíssimas de normas e etiquetas para melhor nos comunicarmos. No "mundo" virtual existe a NETQUETA, que vem a ser nada mais e nada menos,
algo parecido com as etiquetas sociais.
Baseado na minha pesquisa, vejo que se faz necessário este aprendizado, principalmente entre nós internautas, haja visto, sermos nós canais de comunicação para um grande público virtual.

Vamos analisar algumas regrinhas virtussociais: (acabei de inventar essa palavra)
  • Utilizar poucos emoticons (um texto deve ser gráfico ou simbólico. Não se deve fazer uso de exageros.)
  • Utilizar vocabulário ameno, evitando palavrões (as gírias e palavras inadequadas, são de profundo mal gosto nas conversações virtuais)
  • Evitar mensagem pública ( é um profundo desrespeito compartilhar assuntos pessoais de forma pública principalmente ao repassar e-mails ou em inteirações em chats.)
  • Evitar encaminhar e-mails para todos os contatos ( chama-se a isso de spam e pode-se acarretar punições judiciais. Peça permissão ao receptor antes de enviar postagens em blogs, propagandas e etc)
  • Não abrir e-mail de destinos desconhecidos (enquadra-se nos spans além de se correr o risco de afetar seu computador com vírus e malwares)
  • Não deixe ninguém esperando por resposta em chats ( iniciar um conversação virtual e deixar as pessoas esperando por respostas, passa-se a imagem de falta de educação; se não estar afim de teclar, despeça-se da pessoa encerrando a conversa de forma cordial.)
  • Não utilize letras maiúsculas para expressar sentimentos ou opiniões (ao escrever na net, principalmente em bate-papos ou comentários de blogs, deve-se fazer combinação de letras maiúsculas e minúsculas. No sentido mais comum, se uma palavra for toda escrita em caixa alta, ou seja, em letra maiúscula, além de irritar quem recebe e lê a mensagem transmite que quem a escreveu e a remeteu estaria gritando se estivesse falando pessoalmente. O ideal é enfatizar se for esta a intenção através de asteriscos ou pares de aspas.
Existem certos assuntos que ofendem, agridem e trazem desentendimentos e por este motivo devem ser evitados, já que a educação e o respeito caem bem em qualquer lugar.

Espero estar contribuindo de alguma forma com este post, para o melhoramento e ajustamento das relações virtuais em nossas redes sociais, chats e blogs. Portanto procuremos mais nos aprofundar e pesquisar sobre o assunto e assim sermos agregadores de uma boa convivência na Internet.

E então, o que achou do post? Comente e deixe sua opinião e se possível compartilhe em suas redes sociais, para que outras pessoas possam abrir suas mentes. 
Até o próximo post.

8 comentários:

  1. Pena que haja muita gente sem essa cultura virtual...bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade amiga, mas como diz a Bíblia, conhecereis a verdade e ela vos libertará! Bjs!

      Excluir
  2. Oi Sol,bom dia! Tenho certeza que sim,vc contribuíu e muito.
    A falta de educação está tomando conta das redes sociais. Pessoas não sabem argumentar, nem opinar, nem interpretar texto, entendem ERRADO e já julgam em 5 segundos baseadas num ERRO.Educação na internet tem que ser a mesma da vida real
    Redes sociais não deixão de ser extensões de nossos espaços reais.
    Embora eu concorde com vc,tbm tenho que discordar. Não sabemos porque uma pessoa deixa a outra a espera em um chat,por exemplo,as vezes a pessoa que esta do outro lado tem tentinit crônica que já a levou a cirurgia(eu) e na hora que vai digitar sua mão trava, a dor isuportável a impede de continuar,e muitos outros motivos.As vezes pensamos que o outro esta na FB mais ñ esta,apenas ele desligou o PC, ou not sem antes sair do FB e aquilo fica ligado como se ele estivesse ali,e só fui aprender isso,quando precisei me ausentar e minhas filhas falavam comigo sem respostas,e não tinha entrato em nenhuma rede social, onde eu estava não tinha como entrar a net era pécima, daquele dia em diante passei antes de desligar o PC a sair de todas as redes sociais.
    Adorei o texto Sol,ótimo e esclarecedor.
    Bjsss e desculpe qualquer coisa.

    Célia Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada a desculpar amiga, afinal meu post se estende de forma geral aos internautas e sabemos que não se pode julgar as pessoas sem ter fatos a argumentar. Compreendo oque colocastes, mais se aplica mesmo em conversações iniciadas de bate papos. Outro dia por exemplo estava conversando com vocês no FB e ele me bloqueou eu lia as mensagens mas não podia digitar. Fiquei louca mas não puder fazer nada e tivemos que deletar o chat por conta disso! Então certos eventos acontecem sim! Obrigada por opinar e visitar os blog! Beijos!

      Excluir
  3. Olá!
    Ótimo post Sol!
    Temos que sempre pensar nas boas maneiras em qualquer situação.
    Principalmente na net, onde a pessoa não está presente para ver as nossas expressões faciais.
    Lindo dia!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  4. Ai gente que poster magnifico Sol! Amei! Essa do CAIXA ALTA então nem se fala, até nas normais da ABNT tem regras assim, tipo CAIXA ALTA só para coisas especificas, como nome de autores, citações, títulos, cabecários e olhe lá e nunca/nunca/nunca o texto todo por maior ou menos que seja. Até entendo que muitas vezes a pessoa coloca por inocência, acha que é bom, quer chamar a atenção não sabendo esta que pega mau para ela(e) mesma(o)
    ✡✡Blog Encantado: Atellier Com Mãos de seda ✡✡
    ✡✡Fan Page do Blog✡✡
    ✡✡Se é blogueira vem para esse Grupo✡✡

    ResponderExcluir
  5. Hello I'am Chris !
    I suggest you to publicize your blog by registering on the "directory international blogspot"
    The "directory" is 30 million visits, 199 Country in the World! and more than 22,000 blogs. Come join us, registration is free, we only ask that you follow our blog
    You Have A Wonderful Blog Which I Consider To Be Registered In International Blog Dictionary. You Will Represent Your Country
    Please Visit The Following Link And Comment Your Blog Name
    Blog Url
    Location Of Your Country Operating In Comment Session Which Will Be Added In Your Country List
    On the right side, in the "green list", you will find all the countries and if you click them, you will find the names of blogs from that Country.
    Imperative to follow our blog to validate your registration.Thank you for your understanding
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/
    Happy Blogging
    i followed your blog, please follow back
    Best Regards
    Chris
    ++++++++++++++
    Hola Soy Chris!
    Le sugiero que para dar a conocer tu blog Al registrarse en el "blogspot Internacional directorio"
    El "directorio" es de 30 millones de visitas, 199 países del mundo! y más de 22.000 blogs. Ven y únete a nosotros, la inscripción es gratuita, sólo pedimos que siga nuestro blog
    Tienes un blog maravilloso que considero estar registrado en Diccionario Internacional Blog. Usted representará su país
    Por favor visite el siguiente enlace y cómo su Blog Nombre
    Blog Url
    Alquiler de su país ¿Cómo Sesión operativo en el que se agregará en la lista de País
    En el lado derecho, en la "lista verde", encontrará todos los países, y si hace clic en ellos, se encuentran los nombres de los blogs de ese país.
    Imperativo para seguir nuestro blog para validar su registration.Thank por su comprensión
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/
    Blogging feliz
    Gracias por Siguiendo Mi Blog - que es muy apreciada! O)
    Seguí a tu blog, por favor, siga de nuevo
    Atentamente
    Chris

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente na internet, é onde vejo uma maior quantidade de grosseria e má educação. O que não deveria existir, pessoas que não sabem se quer escrever um bom português, já vi muitas usando palavras tão erradas, que só de ler me deu aflição. Isto de conversar, vizualizar e não responder ou só responder quando se tem vontade é o ápice da grosseria. Se não quer conversar, ou não tem tempo, apenas não converse. Mas internet é assim, infelizmente é cheia de pessoas sem noção, grosseiras, e muitas que só visitam blogs e canais ou para se promover, colocando milhares de links, ou para criticar...
    Adorei a postagem.

    Hoje iniciei uma categoria no blog (batom do dia) espero sua visita e espero que goste. http://www.renatachampion.com.br

    ResponderExcluir

♥♥♥♥♥Tenha uma vida abençoada !!!♥♥♥♥♥
-----------/♥♥♥♥♥♥♥\-----Amizade--(-♥-(-\♥/-)-♥-)
---------/♥♥♥♥♥♥♥♥♥ \----------------------(--♥-\/-♥-)
-------/♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥\-----Saúde------||-----
----@--l---D----------D---l---@----- ---------||
--\\l//l_____l__l_____l-\\l//-\\l//- ╠╬╬╬╬╬╬╬╬╬╣
================================
Obrigada por sua visita!
Para que eu retribua seu comentário, favor deixar o link do seu Blog. Para troca de seguidores, deixe seu nome de seguidor do Blog e o link. Para troca de comentários, deixe o link do post que quer que eu comente. Sua presença enriquece meu Blog. Sua companhia alegra minha alma. Sinta-se Abraçado(a)! Volte sempre!
================================