31 de mar. de 2016

Prevenção e Cuidados Contra a Gripe H1N1


Pessoal acho importante divulgar, recebi esta mensagem no Wattsapp.Estou repassando;

Segundo os jornais, vamos ter um surto de gripe pelos meados de ABRIL. Assim reenvio esta recomendação / aviso que recebi hoje e que vou seguir escrupulosamente.

O Dr. Vinay Goyal, urgentista reconhecido mundialmente, diretor de um departamento de medicina nuclear e cardíaca pede para você divulgar a mensagem abaixo para o maior número de pessoas possível, a fim de contribuir para minimizar o número de casos da Gripe A, causada pelo vírus H1N1.

"As únicas vias de acesso para o vírus da gripe são as narinas, a boca e a garganta. Em relação a esta epidemia tão vastamente propagada, apesar de todas as precauções, É praticamente impossível não estar em contato com portadores do vírus que a promove.

Contudo, alerto para o seguinte: o problema real não é tanto o contato com o vírus, mas a sua proliferação. Enquanto estamos em boa saúde e não apresentamos sintomas de infecção da gripe A (H1N1), há precauções a serem tomadas para evitar a proliferação do vírus, o agravamento dos sintomas e o desenvolvimento das infecções secundárias. Infelizmente, estas precauções, relativamente simples, não são divulgadas suficientemente na maior parte das comunicações oficiais.

Porque será? Por ser barato demais e não haver lucros?

A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.

O período de incubação varia de 3 a 5 dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. Experiências recentes indicam que esse vírus não é tão agressivo quanto se imaginava.

Segundo a OMS e o CDC (Center for Deseases Control), um centro de controle de enfermidades, nos Estados Unidos, não há risco de esse vírus ser transmitido através da ingestão de carne de porco, porque ele será eliminado durante o cozimento em temperatura elevada (71º Celsius).

Sintomas

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

Diagnóstico

Existem testes laboratoriais rápidos que revelam se a pessoa foi infectada por algum vírus da gripe. No caso do H1N1, como se trata de uma cepa nova, o resultado demora aproximadamente 15 dias. No entanto, nos Estados Unidos, já foram desenvolvidos “kits” para diagnóstico, que aceleram o processo de identificação do H1N1.

Vacina


A vacina contra a influenza tipo A é feita com o vírus (H1N1) da doença inativo e fracionado. Os efeitos colaterais são insignificantes se comparados com os benefícios quepode trazer na prevenção de uma doença sujeita a complicaçõesgraves em muitos casos.

Existe ainda uma vacina com ação trivalente, poisimuniza contra o H1N1e o H3N2 dainfluenza A e contra o da influenza B.

É bom lembrar que avacina contra gripe sazonal que está sendo distribuída atualmente no Brasil foi preparada a partir de uma seleção de subtipos de vírus que representavam ameaça antes de aparecer o H1N1, uma variante nova de vírus influenza tipo A.

Tratamento


É de extrema importância evitar a automedicação. O uso dos remédios sem orientação médica pode facilitar o aparecimento de cepas resistentes à medicação Os princípios ativos fosfato de oseltamivir e zanamivir, presentes em alguns antigripais (Tamiflu e Relenza) e já utilizados no tratamento da gripe aviária, têm-se mostrado eficazes contra o vírus H1N1, especialmente se ministrados nas primeiras 48 horas, que se seguem ao aparecimento dos sintomas.

Recomendações. Eis algumas precauções:

1. Como mencionado na maior parte das publicidades, lave as mãos frequentemente.

2. Evite, na medida do possível, tocar no rosto com as mãos.

3. Duas vezes por dia, sobretudo quando esteve em contato com outras pessoas, ou quando chegar em casa, façaa gargarejos com água morna contendo sal de cozinha. Decorrem normalmente 2 a 3 dias entre o momento em que a garganta e as narinas são infectadas e o aparecimento dos sintomas. Os gargarejos feitos regularmente podem prevenir a proliferação do vírus. De certa maneira, os gargarejos com água salgada têm o mesmo efeito, numa pessoa em estado saudável, que a vacina sobre uma pessoa infectada. Não devemos subestimar este método preventivo simples, barato e eficaz. Os vírus não suportam a água morna contendo sais.

4. Ao menos uma vez por dia, à noite, por exemplo, limpe as narinas com a água morna e sal. Assoe o nariz com vigor, e, em seguida, com um cotonete para ouvidos (ou um pouco de algodão) mergulhado numa solução de água morna com sal, passe nas duas narinas. Este é um outro método eficaz para diminuir a propagação do vírus. O uso de potes nasais para limpeza das narinas, contendo água morna e sal de cozinha, é um excelente método para retirar as impurezas que albergam os vírus e bactérias; trata-se de um costume milenar, da Índia.

5. Reforce o seu sistema imunitário comendo alimentos ricos em vitamina C. Se a vitamina C for tomada sob a forma de pastilhas ou comprimidos, assegure-se de que contém Zinco, a fim de acelerar a absorção da vitamina. C.

6. Beba tanto quanto possível bebidas quentes (chás, café, infusões etc.). As bebidas quentes limpam os vírus que podem se encontrar depositados na garganta e em seguida depositam-nos no estômago onde não podem sobreviver, devido o pH local ser ácido, o que evita a sua proliferação."

Amigos (as): Será uma grande contribuição se você fizer chegar esta mensagem ao maior número de pessoas possível. Você prestará um serviço de grande utilidade pública, ajudando no combate desta gripe que já dizimou tantas pessoas.
Divulgue compartilhando este post em suas redes sociais.

20 comentários:

Rayssa disse...

Obrigada pelas dicas, não sabia disso mais agora vou me preocupar para não ter essa gripa A.

Beijinhos

Vacieni Araújo disse...

Oi Sol,
Como essas doenças tem nos preocupado não é mesmo?!
É necessário divulgar e prevenir e com certeza vou fazer isso. Obrigada pela divulgação e alerta.
Bjokas da Vaci :*

Alessandra disse...

Olá!
Ótimo post amiga!
Temos que nos cuidar!
Sol, vc foi Top Comentarista e tem um mimo para vc!
Muito obrigada pelo seu carinho!
Um super bjo!
Top Comentarista de Março/2016
Alê - Bordados e Crochê
Facebook
Twitter
Instagram

JACQUE SANTOS disse...

acho super importante este post
de cuidado principalmente com este gripe que vem fazendo o terror no brasil
muito bom o post
grande beijos

Karina Padilha disse...

devemos tomar cuidado dobrado com todas essas doenças, e prevenir é o melhor remedio sempre.. bjs e sucesso!
www.karinapadilha.blogspot.com.br

Ana Laura disse...

Amiga, ótimo assunto para ser abordado. Eu tomo alguns destes cuidados e outros irei adotar. Aqui em casa eu e a bb fazemos vacina anualmente pra também minimizar os riscos. Sol, só não entendi se a vacina que faço anualmente ajuda a prevenir o H1N1 ou por serpreparada a partir de uma seleção de subtipos de vírus que representavam ameaça antes de aparecer o H1N1, ela não ajuda? Bjs

Csh disse...

Agora essas dicas são muito boas todos nos temos que saber , e se prevenir !
Muito bom bjs

Unknown disse...

ótimas orientações as suas
realmente temos que cuidar para não ficarmos gripados
prevenção é o melhor caminho
bjs

Célia Lima disse...

Sol,achei super importante essas dicas. As vezes as doenças se proliferão por falta de informações,e essas aqui foi bem esplanada.
Sei que vc já disse,mas como trabalho na área da saúde,só vou reforçar que,O primeiro passo para evitar a gripe é a prevenção. Além da vacina, é importante ter uma dieta bastante saudável, deixar os ambientes arejados, incluir o álcool em gel no cotidiano, usar lenço descartável para espirrar ou tossir e não sair de casa se estiver doente.
o SUS dá a vacina de graça pra pessoas com doenças crônicas!
Tbm quero dizer que amei seu comentário na Rede,onde dei aquela entrevista,obrigada pelo carinho.
Já respondi o seu comentário lá.
Bjsss

Erica Oliveira disse...

Menina, até me assustei com essa notícia, a 3 semanas fui na dentista e foi quando fiquei sabendo do surto, e os jornais ainda não estavam falando nisso :(
Ela falou que estava por dentro por ser da área da saúde mas os numeros de morte que ela me passou realmente assustou pq ainda não entramos no período crítico :(

Minda Silva disse...

Realmente precisamos nos prevenir contra essa gripe que já levou tantas pessoas embora, eu acredito muito na prevenção, e acho que cada um de nós deve fazer a sua parte, mas também devemos cobrar dos governantes uma ação de educação pela tv para que as pessoas aprendam a cuidarem-se, muitos tem internet é fato, mas uma quantidade expressiva de pessoas não tem acesso a essa informação ...
Este é um post muito útil Sol, adorei!

Bjos
Minda =D

Nill Moussan disse...

Espero que essa epidemia não ocorra, mas é imprescindível que esses cuidados sejam tomados, principalmente por crianças e idosos...

www.viciosdevaneios.blogspot.com.br/

Maria Ulhôa disse...

Muito obrigada por compartilhar conosco, todo cuidado é pouco.

Beijos
www.mariaulhoa.com

Shirlene Souza disse...

Estou com medo e tomara que essa epidemia não volte... mas é ótimo compartilhar isso para tomar cuidados em dobro!
Beijos

Adelaide Rodrigues disse...

Oi Sol, muito bom seu post, mas sabe apesar de todos os cuidados eu tenho 2 casos na familia de H1HN1, e essa gripe foi pega de uma maneira que olha,minha filha e meu genro foram passear na Bahia e quando voltaram deu choque termico por causa do clima e resumindo estao os dois de molho se cuidando...
Bjuss e um ótimo final de semana...

Meu Cantinho

Thally disse...

Ola, acredita que eu não sabia dessa nova gripe :o , fiquei sabendo pelo seu post
Legal da sua parte fazer esse tipo de post

Tyci Okabayashi disse...

Sol é sempre bom lembrar á todos os cuidados que se deve ter para prevenir está gripe, pois mesmo as pessoas que estão tomando as devidas precauções acabam adquirindo está doença imagine quem não está nem ai para elas, por isso a alerta é muito valida. E outra, tem muita gente que ainda não conhece a fundo os sinais, sintomas e o que ela pode causar no individuo. Tinha muito coisa em sua postagem que eu não sabia sobre a doença, portanto foi muito esclarecedor este seu compartilhamento. Bjs e sucesso sempre.

Rafael Mourão disse...

Seja qual for o motivo, o melhor é se prevenir, pois depois que acontece fica mais complicado, nesse seu caso bem colocado no post é com a saúde, acredito que a prevenção se torne ainda mais necessário
Parabéns pelo post e alerta

Beijos
Rafael

Andrea Jesus disse...

Sol otimo post esta gripe esta demais aqui tem varias pessoas com suspeita. So por Deus. Bjs

Taths Rodrigues disse...

Sol adorei as dicas, aqui na minha cidade está mto quente e o povo esquece de se hidratar e isso é muito importante beeijos

Atualizações do Instagram

Topo