31 de jan de 2017

Desafio 1 Livro por Mês - A Arte da Guerra

Desafio 1 Livro por mês #1


O livro A Arte da Guerra de Sun Tzu é um rico e verdadeiro tratado sobre planejamento, estratégia e liderança. É um Texto Clássico Chinês. Não é portanto um livro sobre a guerra mas um livro que nos faz compreender as raizes de um conflito e onde buscar a solução para ele.

Esse livro de Sun Tzu definitivamente nos leva a aperfeiçoar conhecimentos práticos sobre disciplina, tática, comando, lealdade, gerenciamento de recursos, noções geográficas, enfim, sobre a natureza da guerra e o sucesso militar (ou organizacional).

Sun Tzu foi um general chinês que viveu há mais de 2.500 anos atrás, possivelmente durante o século 6 a.C. Até hoje, seus conselhos inspiram legiões de líderes a motivarem outros ao sucesso, honra e glória em suas diferentes métricas e formas.

A Arte da Guerra é um dos mais antigos tratados de guerra, se não for o mais. Embora as táticas militares e condições sistêmicas tenham mudado desde a época de Sun Tzu, seus ensinamentos teriam influenciado, segundo a Enciclopédia Britânica, alguns generais modernos como Mao Tsé-Tung na batalha contra os japoneses e chineses nacionalistas, e seria possível de imaginar que tenham auxiliado vários outros líderes em guerras recentes.

Considerando a atual conjectura social e geopolítica, podemos dizer que, hoje, esse livro é destinado a substanciar uma guerra específica: a das empresas no mundo dos negócios. Assim, A Arte da Guerra serve como manual tanto para estrategistas militares quanto para economistas e administradores.

O Livro é composto por 13 capítulos, cada um deles concentrado num aspecto diferente da guerra. É um livro absurdamente inteligente, poético, útil e que gera efeitos práticos reais se forem de fato aplicados. ele aborda as melhores estratégias para se enfrentar um inimigo. Há rumores de que ele era o livro de cabeceira de líderes militares como Napoleão, Mao Tse Tung e Adolf Hitler. Atualmente , seu conteúdo é utilizado por administradores e economistas para buscar a vitória nos negócios.

No livro, Sun Tzu parte da premissa de que é melhor vencer a guerra antes mesmo de desembainhar a espada; melhor ainda, despender o inimigo sem precisar fazer nada. Segundo ele, a vitória conquistada penosa e custosamente sempre acompanha um gosto amargo de derrota, mesmo para os próprios vencedores. Daí tiramos uma grande lição: a primeira batalha que devemos travar é contra nós mesmos.

Para fins de recomendação do livro, Ele nos deixa 65 ensinamentos valiosos de Sun Tzu .

Eu destaquei alguns princípios que podem ser usados nas nossas batalhas pessoais:

SOBRE O PRINCÍPIO DAS AÇÕES:  "Assim, pois, o que arrasa o inimigo é a imprudência e a motivação dos teus em fazer desaparecer os benefícios dos adversários."

SOBRE A MEDIDA NA DISPOSIÇÃO DOS MEIOS: "Mediante comparações das dimensões podes conhecer onde há vitória ou derrota."

SOBRE A FIRMEZA: "Quando se inicia uma batalha de maneira direta, a vitória se ganha por surpresa."


SOBRE O CHEIO E O VAZIO: "Para avançar sem encontrar resistência, arremete por seus pontos débeis. Para retirar-te de maneira esquiva, sé mais rápido que eles." 

SOBRE O ENFRENTAMENTO DIRETO E INDIRETO: "Para ocupar um lugar, divide a tuas tropas. Para expandir teu território, divide benefícios." 

PONTO DE VISTA: Indico esse livro porque inúmeras lições poder ser tiradas dele e utilizadas nas nossas batalhas pessoais. É um livro rico em estratégias, possui apenas 45 páginas, podendo ser lido até no trajeto de casa para a escola ou trabalho. Tem enredo poético e suave. 

GifGif

Espero que vocês tenham gostado e que participem dos nossos desafios mensais.

Para inserir o link de sua postagem faça assim:

1- Copie o endereço http de seu post participante do DESAFIO 1 LIVRO POR MÊS

Se for post do blog você consegue o link clicando no título do post e copiando a url que aparecer no navegador. Se for post no Facebook consegue o link clicando na hora da publicação e copiando o link que aparece no navegador. O mesmo vale para posts no Instagram.

2- Com o link de seu post "em mãos" clique no botão azul Add your link que aparece ao final deste post. No campo que abrir cole o link de seu post, coloque o nome de seu blog ou de seu post, como preferir, e seu email. Feito isso clique em Submit link.

3- Se puder visite os demais participantes do Desafio e comente nos posts. Isso incentiva as pessoas e faz os blogs crescerem e serem cada vez mais ativos e vivos!

4- O Painel do Desafio Mensal estará no ar nas datas programadas Aqui, e permanece aberto  por até 3dias. Apartir daí não será mais possível adicionar links.


Espero seu link

GifGif

40 comentários:

  1. Esse eu li o ano passado e assim como você, achei bem inteligente e prático. Sua resenha ficou ótima.
    Só hoje consegui postar o que li em Dezembro (por conta dos Projetos, ainda estou com posts atrasados). Concluí o de Janeiro, mas infelizmente não conseguirei trazer meu link pra cá, já que ficará aberto só 3 dias. De qualquer forma, estou no Desafio.

    Abraços esmagadores e feliz dia.

    ResponderExcluir
  2. Vc é uma fofa, muito obrigada!!!
    Acho que antes do dia 02 não consigo - dia 03 tem sorteio do Projeto e não consigo preparar tantos posts assim... a velha história de não ter internet em casa (tendo que usar no trabalho).
    Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigada mesmo, sinta-se esmagada.

    ResponderExcluir
  3. Ótima indicação!

    Esse livro é o Mainstream da Literatura. Ainda não o li, por questões de prioridades, mas sempre vejo boas recomendações sobre o livro.

    Att,
    Gabriel José (C, José)

    ResponderExcluir
  4. Que bacana esse livro, sua resenha sobre ele ficou excepcional. Ainda não tive a oportunidade de ler, porém anotei o nome aqui pois me interessou muito. Gosto desse tipo de leitura, Beijao

    ResponderExcluir
  5. Olá Sol!
    Bem interessante o livro! Vou deixar anotado aqui...para dps que eu ler os que já estão na minha meta desse ano.
    Obrigada por trazer o meu link!

    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Dei esse livro de presenta para minha mãe, mas acho que até hoje ela não leu e nem eu rsrs
    O que mais me intriga na obra é conhecer um pouco mais sobre os ensinamentos sobre estratégia e liderança que a obra nos traz.
    Adorei saber suas impressões e vou tentar fazer a leitura.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  7. Conseguiiii!!!! Já foi uma grande vitória ler um livro este mês!!! Não vou nem contar, quantos li no ano passado... só não sei se coloquei meu link direitinho lá. Sou meio anta para estas tecnologias... riririri
    Achei bem interessante o livro que leste, mas não sei se eu conseguiria ler, pois, posso estar enganada mas, não me parece ser uma leitura muito simples, que flui com facilidade.
    Obrigada pela oportunidade de participar, Sol!
    Se eu tiver feito algo errado, por favor, me corrija!
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  8. Esse desafio é muito interessante e eu posso dizer que meio que ja realizo ele porque leio muitos livros,as vezes até mais de um por mês,mas um livro que tenho muita vontade de ler e até hoje não criei vergonha para tal é exatamente a Arte da Guerra,em varios filmes seriados que eu assisto esse livro ja foi citado diversas vezes,e pelo que você escreveu parece ser realmente bom e interessante

    ResponderExcluir
  9. Sol o livro é incrível, uma obra de arte que trás lições importantes para os dias de hoje, muito bacana o desafio desejo sucesso para quem for participar do desafio, Sol bjs.

    ResponderExcluir
  10. Que post legal,sua resenha ficou perfeita um beijo.

    https://alzineterodrigues.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro, mas achei a proposta dele bem interessante.

    Beijos,
    placestyle.com

    ResponderExcluir
  12. Tai um livro que sempre quis ler mas nunca surgiu oportunidade. Agora vou tentar começar.

    ResponderExcluir
  13. Muito legal essa resenha desse livro, adorei, bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi,boa noite!
    Nossa, um livro sobre estratégias e liderança,parece ser um bom livro,bom não,ótimo,pois se era o livro de cabeceira de grandes lideranças políticas deve realmente ter muito a nos ensinar.
    Ainda não li esse!
    Já estou participando do desafio!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Tô louca para ler esse livro, e depois dessa resenha ainda mais hahaha
    PARABÉNS pela resenha, eu amei <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oiee
    Gostei desse desafio, só não sei se vou entrar. To atolada de coisas pra fazer, mas achei tão interessante...
    Eu tenho esse livro aq em casa, a versão econômica kkkk passei uns três reais, baratinho, mas achei muito interessante. Você pegou bem a essência dele, parabéns

    ResponderExcluir
  17. Oi, já ouvi falar muito deste livro mais nunca li...

    ResponderExcluir
  18. Confesso que tenho esse livro e ainda não comecei a ler(está na fila). Adorei a resenha muito bem detalhada.

    ResponderExcluir
  19. oi!"
    Muito interessante o desafio.
    Parabéns pela resenha ficou excelente, o livro é muito bom.
    Quero ler este livro ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  20. Oi, muito bom mesmo a resenha, ainda não tinha ouvido falar do livro, mas adorei.

    http://fabiisanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Concordo com tudo o que disse pois já li o livtro e adorei

    ResponderExcluir
  22. Que resenha diferente, adorei, cheia de detalhes e várias opniões! Adorei mesmo! O livro me parece bem interessante! Nunca tinha ouvido falar sobre! Fiquei interessada!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  23. Esse livro Parece ser bem interessante, o autor trazem uma abordagem teórica sobre estratégias de liderança? fiquei curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  24. Oi Sol, tudo bem?

    Eu li esse livro para um trabalho na faculdade e posso garantir que é uma leitura enriquecedora. O autor consegue passar ensinamentos valiosos sobre esse ramo que necessita de muito planejamento e a cada dia precisa fazer uma luta interna (chão de fábrica).
    Eu amei o livro e tudo que li nele foi muito útil. Fico muito feliz quando vejo que mais pessoas o leram e gostaram.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Oii, tudo bem?

    Sempre escuto falar desse livro, mas ainda não o li. Esse desafio é muito legal , queria participar, mas tenho outras prioridades.

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Eu conheço o livro, e até o tenho. Na verdade, meu marido, pois dei o livro para ele. Não cheguei a ler, mas pelo que meu marido me disse, vocês tiveram as mesmas conclusões.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  27. Olá,poxa, quando a gente entra na faculdade todos os professores nos indicam esse livro. Ele tem vários ensinamentos, e adorei você ter trazido resenha dele pra gente, pois vai atiçar a curiosidade de muitas pessoas. Bjs

    ResponderExcluir
  28. Esse livro é simplesmente maravilhoso. Esse desafio eu estabeleci pra mim em dobro. Dois livros por mês. Janeiro consegui bater a meta...mas esse mês já começou e nem escolhi o livro que vou começar srsrrs. Boas leituras pra ti.

    ResponderExcluir
  29. Oiii linda, tudo bem?
    Esse é um dos livros que mais tenho interesse em realizar a leitura, era pra mim tê-lo comprado ano passado para ler como meta de leitura, quem sabe eu compre esse ano e leia, super anotada a dica.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem?
    Nunca tinha lido uma resenha sobre esse livro, ele estava na minha lista, mas acabei optando por não ler.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  31. Esse livro é um clássico bjo

    ResponderExcluir
  32. Se eu tivesse tempo com certeza participaria, gostei muito dos princípios, não li o livro, mas já fiquei interessada!
    Minda
    Bjs ❤

    ResponderExcluir
  33. Muito boa a indicação e a resenha, mas não é tipo de livro que me atrai. Já peguei na mão várias vezes, mas sempre acabo devolvendo.
    Muito bom o desafio, costumo ler em média 3 livros por mês. E é maravilhoso.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  34. Já vi uma resenha sobre este livro, fiquei bem curiosa, vou colocar na minha listinha! Gente, amei o desafio 1 livro por mês!Bem estimulante!

    ResponderExcluir
  35. boas,
    já tinha lido sobre o livro, mas nunca tive o tempo de ler. pode ser que as coisas acalmam aqui em casa e o procuro. gostei do desafio...

    http://uma-grande-aventura.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  36. olá ^^
    volta e meia pego meu exemplar da estante e abro nas quotes grifadas...mas preciso fazer uma releitura completa, faz muitos anos que li... esse livro é ótimo, traz reflexões quenos servem até os dias atuais...
    bjs...

    ResponderExcluir
  37. Não fazia ideia do que realmente tratava esse livro e achei o assunto fantástico.
    Fiquei muito interessada em ler.

    ResponderExcluir
  38. Olá! Que interessante você compartilhar uma resenha sobre essa obra. Tão marcante e um clássico da literatura. Com certeza, vale super a pena ler e indicar! super bjoooooo

    ResponderExcluir
  39. Olá, eu ainda não li essa ora, meu namorado já leu, e acredito que esse não seja o tipo de leitura dele, pois ele não curtiu muito.

    Gostei da sua resenha e fiquei curiosa, acho que vou dar uma chance.

    Abraços

    ResponderExcluir
  40. Nossa eu adorei a resenha! Ainda não tinha ouvido falar sobre o livro, mas quem sabe no futuro eu de uma chance para ele.
    Parabéns por seu blog!
    Um grande abraço

    http://meunerdsuniverso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

♥♥♥♥♥Tenha uma vida abençoada !!!♥♥♥♥♥
-----------/♥♥♥♥♥♥♥\-----Amizade--(-♥-(-\♥/-)-♥-)
---------/♥♥♥♥♥♥♥♥♥ \----------------------(--♥-\/-♥-)
-------/♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥\-----Saúde------||-----
----@--l---D----------D---l---@----- ---------||
--\\l//l_____l__l_____l-\\l//-\\l//- ╠╬╬╬╬╬╬╬╬╬╣
================================
Obrigada por sua visita!
Para que eu retribua seu comentário, favor deixar o link do seu Blog. Para troca de seguidores, deixe seu nome de seguidor do Blog e o link. Para troca de comentários, deixe o link do post que quer que eu comente. Sua presença enriquece meu Blog. Sua companhia alegra minha alma. Sinta-se Abraçado(a)! Volte sempre!
================================