5 de mar. de 2013

05 de Março – Dia do Filatelista



"Os Correios comemoram nesta data (5/3) o Dia do Filatelista. Há mais de um século e meio, o hábito de colecionar selos tem atraído um grande número de aficionados, por todo o mundo. Esse tipo de colecionismo é denominado "Filatelia" (do grego filos = amigos e telos = selo); seu praticante é o filatelista. Contudo, nem só de selos vive o filatelista; na sua coleção também se encontram carimbos, franquias mecânicas, folhas comemorativas e blocos.
A Filatelia se tornou uma atividade cultural. Os selos comemorativos, por exemplo, registram os aspectos socioculturais das nações, tornando-se fontes inesgotáveis de pesquisa, entretenimento e investimento.
Os Correios vêm promovendo a revitalização da Filatelia no Brasil, por meio de projetos que divulgam o hobby. Um deles é o Projeto Correios nas Escolas, que visa estimular alunos e educadores a utilizar os selos postais como instrumento de cultura, pesquisa, entretenimento e integração social. Entre outras ações, o projeto já promoveu ampla distribuição de material promocional para professores, autorizou a impressão de selos em livros didáticos recomendados pelo MEC e incentivou a criação de clubes filatélicos na rede escolar, fomentando essa atividade por meio da organização de mostras e exposições nas escolas.
No contexto dessa popularização, os Correios instituíram em 2001 o Troféu "Olho-de-Boi", concedido ao artista criador do selo mais bonito do ano. Em 2003 foi lançado o Prêmio "Correios Jovem Colecionador", destinado a destacar a melhor coleção filatélica montada por alunos do Ensino Fundamental em todo o País, estimulando-os a colecionar selos e utilizá-los como elemento de pesquisa nos trabalhos escolares.
História - Em cinco de março de 1829, D. Pedro I baixou um decreto que organizou os Correios do Brasil, definindo tarifas e outras questões de importância para o desenvolvimento dos serviços postais. Essas medidas culminaram com a independência e a organização dos Correios do Brasil, possibilitando que, em 1º de agosto de 1843, 14 anos depois, fosse emitido o primeiro selo postal brasileiro.
Mas a decisão de tornar o 5 de março, o “Dia do Filatelista”, ocorreu somente em 1969, em São Paulo, durante um congresso organizado pela Comissão Estadual de Filatelia.
O Brasil foi o segundo país do mundo e primeiro das Américas a adotar o selo postal como comprovante de franqueamento, graças ao pioneirismo do Imperador D. Pedro II, que sensível às idéias inovadoras da época, vislumbrou no Penny Black, primeiro selo emitido no mundo, em 1º de maio de 1840, na Inglaterra, uma conquista que marcaria definitivamente o destino dos Correios. Entre selos, coleções e medalhas, a Filatelia movimenta um mercado de clientes apaixonados por arte, comunicação e cultura."

---------------------------------------------------------





3 comentários:

Roseli disse...

Interessante. Gostei sou leiga não sabia que era este o nome. Para mima seria colecionador. Bom saber. Cada vez aprendendo mais por aqui. Bom dia amiguinha e beijinhos para ti.

Verinha disse...

OLÁ SOL...
AMEI A POSTAGEM,SOMENTE HOJE FIQUEI SABENDO O NOME DO COLECIONADOR DE SELOS...RSRSRS.


BJINHO

Ana Cristina Thomé disse...

Boa noite linda flor! Adorei a sua postagem. Como é gostoso estarmos aprendendo sempre. Quantas coisa nova. Muito obrigada. Tenha uma doce noite. Bjs

Atualizações do Instagram

Topo