12 de mar. de 2013

Dia do Bibliotecário




O Dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março, e foi instituído no dia 12 de abril de 1980 pelo Decreto nº 84.631, para ser comemorado em todo o território nacional.

Origem do Dia do Bibliotecário

O Dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março, porque era a data do nascimento do bibliotecário Manuel Bastos Tigre, que foi considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.
Manuel Tigre Transferido trabalhou durante muitos anos na  Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou e depois tornou-se Diretor, mesmo depois de aposentado.
Manuel Bastos Tigre, nasceu no dia 12 de março de 1882 e, ao terminar o curso de Engenharia, em 1906, resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal.
Bibliotecário
Este encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia.
Prestou concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro e se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal.
Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá.

Quem é o bibliotecário?

É oportuno lembrarmos, no dia em que se comemora o bibliotecário, das palavras do Chefe da Casa Civil do governo Figueiredo, general Golbery. Disse ele: "o único lugar que preservo de todos é a minha biblioteca, pois através das minhas leituras conhecerão os meus segredos".
Declaração interessante. Retrata o sentimento de muitos amantes da leitura, que costumam ser extremamente zelosos com seus livros, chegando mesmo a sentir ciúmes de visitantes inoportunos ou de olhares mais curiosos sobre suas estantes.
Cada exemplar de uma obra é único. O livro que descansa na prateleira da nossa casa nunca será o mesmo que repousa em outro lugar, porque o exemplar da nossa casa habita também o nosso espírito. Representa ainda nossas releituras de discussões nervosas e hesitantes.
O bibliotecário, por sua vez, é o profissional que, aos poucos, vai desbravando a alma dos leitores. É ele que coabita com todos os autores, com todas as suas obras e com as expectativas e anseios de todos os leitores.

O Ofício

O profissional da área de biblioteconomia administra bancos de dados e se responsabiliza por classificar e armazenar informações, além de orientar o público que procura uma biblioteca.
Hoje em dia, quem domina tecnologias da computação pode gerenciar arquivos digitais ou organizar páginas para a internet.
Bom lembrarmos também que a qualidade da orientação fornecida pelo bibliotecário, a quem procura uma biblioteca, vai depender de sua própria vivência com a leitura, ou seja, de sua experiência pessoal com os livros e o com o próprio conhecimento em si.
Porque o saber técnico, ligado ao ofício propriamente dito - catalogação, arquivamento, etc. - poderá ser assimilado por qualquer pessoa que se dedique ao estudo da biblioteconomia.
Para atuar como bibliotecário, é preciso, após a graduação, obter o registro no Conselho Regional de Biblioteconomia.
Quem pretende ingressar no curso, já deve ficar sabendo que entre as disciplinas básicas estão língua portuguesa, inglês e literatura. É obrigatório ainda que se faça um estágio, sendo exigida uma monografia final.
Em algumas instituições, o curso, que tem duração média de quatro anos, é chamado de Ciência da Informação ou Gestão da Informação.

Veja abaixo as universidades que oferecem o curso de biblioteconomia no Brasil:

no Amazonas, Universidade Federal do Amazonas; no Pará, Universidade Federal do Pará; na Bahia, Universidade Federal da Bahia; no Ceará, Universidade Federal do Ceará; no Maranhão, Universidade Federal do Maranhão; em Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco; no Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; em Brasília, Universidade de Brasília; em Goiás, Universidade Federal de Goiás; em Mato Grosso, Faculdades Integradas Cândido Rondon e Universidade Federal de Mato Grosso; em Minas Gerais, Fundação Educacional Comunitária Formiguense, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal do Rio Verde; em São Paulo, Associação de Ensino de Botucatu, Faculdades Integradas Teresa D'Ávila, Faculdades Integradas Teresa D'Ávila de Santo André, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Universidade Estadual Paulista e Universidade de São Paulo; no Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Santa Úrsula, Universidade do Rio de Janeiro; no Espírito Santo, Universidade Federal do Espírito Santo; no Paraná, Universidade Estadual de Londrina; em Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina; no Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.



         




7 comentários:

carmen Diniz disse...

Linda postagem Sol, eu nem sabia que havia tantas universidades que formavam Bibliotecários. Parabéns amiga, bjs e uma linda semana.

Roseli disse...

Nem eu queridas amigas, mas que postagem mais completa, amei saber de tudo isto. Beijinhos querida.

Ana Cristina Thomé disse...

Boa noite minha linda flor! Sua postagem ficou maravilhosa.Os bibliotecários merecem todos o nosso amor. Parabéns. Tenha uma semana abençoada e muito iluminada. Bjs

educar-oprimeiropasso.com disse...

Párabéns Sol,
Quantas coisas aprendemos nesta BC.
Bju

Cynha Santos disse...

Ótima blogagem amiga! Parabéns!

Blogueira Unidas - Oficial disse...

OLÁ QUERIDA!
PASSANDO PARA ESPIAR TUA POSTAGEM E AMEI!
PARABÉNS PELA QUALIDADE DAS INFORMAÇÕES!
TENHA UMA NOITE ABENÇOADA!
ABRAÇOS!

Verinha disse...

OLÁ SOL!!!!!
TUA POSTAGEM ESTÁ LINDA!!!COM MUITA INFORMAÇÃO,QUE MUITAS NÃO SABEM.
PARABÉNS AMIGA!!!!!!

BJINHO

Atualizações do Instagram

Topo