15 de out. de 2013

Ao mestre com carinho!



Com certeza você deve ter lembranças do Dia do Professor na sua infância, quando levava um presente para a professora, não é mesmo. Até hoje a data é comemorada no Brasil e em 2013 o dia 15 de outubro, dia dos professores será numa terça-feira. Há escolas que dão folga aos professores, outras, este em um dia como outro qualquer.


No Brasil, o Dia dos Professores é comemorado no dia 15 de outubro e tem suas origens no dia 15 de outubro de 1827 (que é também dia de Santa Teresa de Ávila) e foi quando D. Pedro I imperador do Brasil institucionalizou o Ensino Elementar no Brasil. Este decreto, além de falar do ensino elementar em todo o Brasil, falava também de salário de professores e até como os professores deveriam ser contratados. Mas, somente em 1947 que a data foi oficialmente criada e dedicada aos professores.

Outra origem curiosa da data dos professores tem origem com o professor Salomão Becker sugeriu que acontecesse um encontro no dia 15 de outubro para um apequena confraternização entre professores e alunos e que se traziam doces e demais quitutes. Na ocasião deste encontro, o professor em discurso afirmou que seria bacana manter essa confraternização feita de forma anual. A celebração começou então a ser adotada em várias escolas, que iam além de Piracicaba, cidade do professor Salomão até que foi oficializada nacionalmente pelo Decreto Federal de 14 de outubro de 1963.

Uma curiosidade sobre a data do dia do professor é que ela é comemorada em outros países com algumas diferenças de datas. Na Índia ela é comemorada no dia 5 de setembro, já que é o aniversário do famoso professor Sarvapalli Radhakrishnan que se tornou presidente da Índia em 1962, que como presidente afirmou que não só seria seu aniversário como o dia 5 de setembro seria o Dia do Professor. Na Índia, a data não é feriado, apenas uma data comemorativa.

Em outros países a data do dia dos professores é comemorada como: Malásia, dia 16 de maio; Turquia, dia 24 de novembro; Albânia, 7 de março; China, dia 10 de setembro; Ira, dia 2 de maio; Polônia, dia 14 de outubro; Rússia, dia 5 de outubro; Cingapura, dia 1° de setembro; Coréia do Sul, dia 15 de maio; Tailândia, dia 16 de janeiro, entre outros países.





4 comentários:

Gisele Da Silva Pereira disse...

Olá, Sol!=D

Estou visitando o seu blog através da lista do blog União de Blogueiras Artesãs. A sua visita no meu será muito bem vinda! Se gostar de lá e quiser seguir, fará a minha alegria!*-*

Sucesso, linda!;)

http://lacre-cd-e-croche.blogspot.com.br

Tania Mara disse...

Oi passando para uma visita,muito legal seu blog.Aproveito para convidar para uma visitinha ao meu.bjim Tania www.fuxikitosecia.com.br

Prioridade de Mãe disse...

Realmente é uma data especial, feliz daqueles que valorizam o trabalho árduo de um professor, todos tem o meu respeito. Esse ano fiz algumas lembrancinhas paras as professoras da minha filha. Da uma passadinha no blog para ver :)

Faço parte da Agenda dos Blogs, e vim te visitar e já estou te seguindo. Grande Beijooo*

http://prioridadedemae.blogspot.com.br

Vanessa e Valéria disse...

Olá! Tudo bem? Menina que blog lindo... amei e já tô seguindo!!!
Parabéns pelas publicações, show de bola!

Vim da Agenda dos blogs, poderia retribuir e seguir meu cantinho também?
http://valeriartesanato.blogspot.com

Conheça também o Fan Page:
facebook.com/floresefitas

Bjoos!
Nome de seguidora: Vanessa e Valéria

Atualizações do Instagram

Topo