19 de mar. de 2014

19 de março dia do Artesão


Hoje, 19 de março, comemora-se o Dia do Artesão. O artesanato é uma atividade que resiste ao tempo e que traduz a riqueza de uma cultura popular. Um trabalho manual que surgiu na Pré-História. Os homens daquela época faziam cestos, ferramentas, vasos de cerâmica, roupas, esculturas e outros objetos usando as mãos como ferramenta e os recursos da natureza como matéria-prima. O artesanato é de uma beleza única e faz do artesão um artista.
Ponto Cruz


O ponto de cruz é uma forma popular de bordado me que são utilizadas puntadas que ficam em forma de x.

Entre outras puntadas, tem as as de ¼, ½, ¾ e de ponto atrás. O ponto de cruzs e faz em tecidos lisos, mas também pode ser feito tecidos de trama não uniforme, que se retira fio por fio ao finalizar o bordado.

Seu grande diferencial está na grande possibilidade de elementos que oferece como bordar cenefas, desenhos, quadros, alfabetos, etc. E estes recursos se aplicam tanto ao bordado propriamente dito como quem deseja fazer ponto de cruz sobre tapeçarias.

A mais importante característica do ponto de cruz é sua grande possibilidade de esquemas e desenhos em multidão de tecidos, aplicando-se, entre outros, em colchas, panos, roupas de cama e toalhas.

Crochê
Croché é uma espécie de artesanato feito com uma agulha especial que possui um gancho e que produz um trançado semelhante ao da malha ou da renda.

Labirinto

O bordado labirinto, também conhecido por crivo ou, simplesmente, labirinto, é uma espécie de bordado tradicional do Brasil. Produzido a partir de tecidos finos, especialmente o linho, o artesanato deriva de uma gama extensa de trançados europeus, introduzidos no Brasil por intermédio das colonização portuguesa em idos do século XVII. Em território tupiniquim, a arte se desenvolveu de forma distinta, combinando diversos elementos da cultura branca a tradições litorâneas já existentes.

A técnica do labirinto, permite a confecção de uma grande diversidade de gravuras, utilizando-se, apenas, do entrelace conveniente de fios sobre uma trama têxtil em forma de tela. Tal tela, derivada do desfiamento específico do linho ou outro pano semelhante, margeia-se de uma porção de tecido preservado, o qual forma meandros e figuras alongadas semelhante às paredes de um labirinto. As imagens bordadas, por sua vez, ilustram representações bem mais complexas, em especial, formas vegetais estilizadas, havendo grande preferência pela criação de folhas, flores, palmas e gavinhas.


Pintura de tecidos
A pintura em tecido se encaixa perfeitamente no conceito artesanal, e as técnicas para desenvolvê-la são diversas.


O artesanato consiste na realização trabalhos manuais que hoje são identificados como de uma cultura popular. O artesão manipula a matéria prima e desenvolve produtos que refletem sua relação com o meio e a cultura que o envolve. Difere-se da arte, já que as peças são produzidas em série, mesmo que com características diferentes entre si, e geralmente são destinadas ao comércio. Muitos fazem do artesanato uma forma de sobrevivência, outros praticam como hobby ou atividade de entretenimento. O produto artesanal é resultado da criatividade e da habilidade técnica, e cada peça, assim como uma obra de arte, traz consigo a alma do seu autor.
Em suma, Artesão é um profissional que fabrica produtos através de um processo manual ou com auxílio de ferramentas. Sua profissão usualmente que requer algum tipo de habilidade ou conhecimento especializado na sua prática. No período que antecede a Revolução Industrial a profissão está associada a produção artesanato ou em pequena escala de bens e produtos, quando artesãos se associavam em guildas ou corporações de ofício. No contexto contemporâneo, o artesão é aquele que produz itens de carácter funcional ou decorativo, conhecidos como artesanato, a partir do qual ele obtém a sua renda.

Considerando a forma de produção, o artesão pode ser:
Artesão-artista: é aquele que por sua criatividade, originalidade, graciosidade e perícia produz peças que provocam profundo sentimento de admiração naqueles que as observam. Exemplos: talhadores, gravadores, escultores, pintor ingênuo (arte naif) etc.
Artesão-artesão: é aquele que trabalha em série, muitas vezes com ajuda de ferramentas e mecanismos rudimentares, produzindo dezenas de peças, centrado mais no aspecto utilitário das peças que produz que em despertar no observador o sentimento de beleza. Cerâmica ornamentada produzida manualmente com ou sem torno de pé.
Artesão semi-industrial: é aquele que trabalhando a partir de moldes ou e de outros processos semi-industriais reproduz dezenas de peças iguais. Ex: peças utilitárias de cerâmica produzidas de forma semi-industrial (tigelas, jarros, jóias, potes etc).

Canção do Artesão


Nesta Blogagem quero homenagear duas grandes amigas e Professoras. são elas:


Siglea Mallet:
Professora de Inglês e Recentemente foi promovida a Coordenadora Educacional, Ama artesanato e faz de tudo um pouco por pura terapia, mas sua verdadeira Paixão é a Interação entre Blogueiras. Administra vários Blogs que tem como objetivo a Divulgação e Interação entre blogueiras, em especial as Artesãs.
Um pouco da sua arte:
Visitem o Blog dela

Maria de Fátima amorim:



Sempre Gostou de artesanato e presentear as Pessoas com suas peças.Gosta de Fazer amigos e interagir com pessoas de diferentes lugares, culturas e costumes. Sua arte é eclética, mas tivesse que escolher uma para especialização, essa arte seria o fuxico. Pouco sei sobre ela, mas o que percebo é que Essa Mulher gerreira, é generosa, amorosa, cariosa e todos os osas que se posso imaginar. Sinto por ela uma profunda simpatia e tenho certeza de que ela como professora deve ser muito querida e amada.

Um pouco da sua arte:

Visitem seu Blog:
Panos e Art


10 comentários:

Toninha Ferreira disse...

Lindo os trabalhos das amigas e parabéns pela homenagem.
Bju

Verinha disse...

OLÁ SOL!
ABALOU COM ESSAS HOMENAGENS A ESSAS DUAS MULHERES GERREIRAS.
PARABÉNS!!!
TIRO O CHAPÉU PRA TI AMIGA!!!!!!!!

BJINHO

FÁTIMA AMORim disse...

Meninaaaaaaaaaa!!! Pôxa!!! estou chorando de tanta emoção! Meu coração é forte mesmo, viu? suportar tanta emoção e ficar quietinho dentro do peito só acelerado, é tudo!

Não sei como te agradecer, grande Sol...Luz do dia de todos nós e que provoca alegria ao ver nascendo e saudade ao te ver indo dormir... Não poderia ter adotado pseudo-nome mais adequado ao ser que és. Irradias muita energia a todas nós, blogueiras unidas.

Sol da minha vida, moras em meu coração e sou grata a ti pela amizade e pelo carinho. Tenhas em mim uma amiga de Fé, irmã, camarada... uma mãezona virtual, pois com teu entusiasmo e com tua energia, te vejo como a uma filha.

Obrigada, meu amor!

Deus abençoe a ti, teus familiares e amigos.

Abreijos

Blogueira Unidas - Oficial disse...

Olá querida amiga Sol!

Obrigada pela linda homenagem! Preciso corrigir quanto a minha promoção. Acabei não aceitando o novo cargo e dando preferência por permanecer em sala de aula. A única troca é que agora, no turno da tarde, assumi as aulas de língua portuguesa!

Tua postagem está maravilhosa e fiquei encantada com a pasta feita em crochê usando squares. Vou tentar fazer uma, com certeza!

Obrigada por toda a ajuda e atenção que você tem dado aos grupos de nossa parceria!

Tenha um dia abençoado!

Esta frase me lembra você!
Cultivar um verdadeiro amigo requer dedicação e tempo.

Abraços!

Ana Cristina Thomé disse...

Minha flor ficou lindo a sua postagem. Parabéns pela escolha das homenageadas. Tenha um lindo final de semana. Bjs

Magali Morais disse...

Linda demais. Parabéns pela criatividade. Bjos

FÁTIMA AMORim disse...

Passando para desejar um excelente fim de semana e rogar a Deus que te abençoe abundantemente.

Abreijos

www.panoseart.com

www.eltecnologias.blogspot.com.br

Verinha disse...

olá Sol
vim te desejar uma ótima páscoa!!!!!!!!

bjinho

ATELIÊ BELLY ARTES disse...

Oi Linda! Que fofura seu blog, Sou BU também e já estou e seguindo.
Faça uma visita em meu blog e se gostar vire membro também.
http://ateliebellyartes.blogspot.com.br/
Bjks
Viviane

Terezinha Guimarães disse...

OLÁ. ARTESANATO É TUDO DE BOM, SEMPRE QUE POSSO ADQUIRO ALGUM.
PARABÉNS E ABRAÇOS.

Atualizações do Instagram

Topo