8 de fev. de 2016

Destaques do Carnaval Paulistano 2016

Destaques e história


Ao longo da história dos carnavais brasileiros, as escolas de samba, cada vez mais se reinventam em suas alegorias e carros abre-alas, proporcionando a quem assiste aos desfile, luxo e beleza.
Não foge a regra o carnaval paulistano que neste ano tiveram muitos destaques nas suas evoluções.


Depois do embarque do mililique e do entrudo em terras brasileiras, a festa, que viria a se tornar o Carnaval, desenvolveu-se de forma diferente nos diversos lugares em que floresceu. Em São Paulo, sob forte influência das populações que migravam do campo para a cidade, já no contexto da crise da economia cafeeira, foi a população resultante do êxodo rural causado pela crise do café que desencadeou o início do Carnaval paulistano.


As comemorações carnavalescas e o próprio samba diferiam pouco do Rio de Janeiro para São Paulo, exceto por uma nítida diferença de andamento, ou seja, a grosso modo, de velocidade, de tempo da música. O sambista paulista, acostumado à árdua lida nas lavouras de café e migrando para a cidade para o trabalho operário, fazia o que Plínio Marcos denominou de "samba de trabalho, durão, puxado para o batuque", contrastando com o lirismo e a
cadência do samba carioca. Além disso, o samba paulistano era decisivamente influenciado por outros ritmos fortemente percurssivos, como o jongo-macumba, também conhecido por Caxambú. Data dessa época o início da relação entre o Carnaval e o direito: a repressão policial sofrida pelos sambistas, feita de forma dura e sem critério. Os sambistas, não só no Carnaval, mas durante todo o ano, eram vistos como marginais e duramente perseguidos pelas autoridades.

Destaques

Angolana é a primeira Rainha debateria estrangeira.
Ela representou a importância de Angola na história da dança brasileira e nos mais variados ritmos que vivem na Vila Madalena, retratados no enredo 2016 da agremiação: “Do Canindé ao Samba no Pé. A Vila Madalena nos Passos do Balé”.


A escola Nenê de Vila Matilde homenageou a atriz Cláudia Raia no Carnaval 2016. O enredo “Rainha Raia nas Asas do Carnaval” contou a história da artista na televisão e no teatro. “A Nenê apresentou realmente uma produção de um musical. E o sonho da própria Claudia Raia, era se tornar essa grande rainha do teatro musical brasileiro e é a grande responsável pela ascensão do gênero no país”, afirma Roberto Szaniecki, carnavalesco da escola.O primeiro carro apresentou os musicais que inspiraram Claudia Raia. “O carro se transformou na avenida, em uma orquestra, com vários andares, com muitas surpresas, que foram o grande ponto do desfile.

homenageou a cidade de Ilhabela.

Desfile da Unidos de Vila Maria, homenageou a cidade de Ilhabela.

Dani Bolina, fantasiada de rainha das águas, foi a madrinha da bateria da Vila Maria (Foto: Reprodução/TV Globo)

Em seus 62 anos, a escola nunca levou um título e ficou em 10º lugar no ano passado. Este ano, a escola veio comandada pelo carnavalesco carioca Alexandre Louzada, que assinou o desfile da campeã de 2015 do Grupo Especial, a Vai-Vai. O enredo “A vila famosa é mais bela, Ilhabela das maravilhas” homenageou Ilhabela. Segunda escola a desfilar pelo Grupo Especial, a Vila Maria levou 27 alas, com um total de 3,5 mil componentes, para mostrar as lendas de feiticeiras e piratas e as atrações turísticas da cidade-arquipélago no litoral paulista.


Rosas de Ouro coloriu e deixou sua marca no carnaval 2016 de São Paulo com um tema bem atual: a tatuagem. A escola entrou na avenida por volta das 3h30. Com o enredo "Arte à Flor da Pele. A Minha História Vai Marcar Você", a agremiação da Freguesia do Ó mostrou o costume de marcar a pele ao longo da história. A Rosas de Ouro ficou em 3º lugar no carnaval de 2015. Já foi campeã sete vezes, sendo o último título de 2010. O desfile elaborado pelo carnavalesco André Cezari começou falando da origem da tatuagem nas antigas civilizações da África e Egito. Escola de tradição, a Rosas trouxe carros alegóricos caprichados, com luzes e movimento, mas as vezes com elementos demais.


Vencedora do Grupo de Acesso no ano passado, a Unidos de Peruche abriu a segunda e última noite de desfiles do Grupo Especial de São Paulo neste sábado (6). A tradicional escola, que completa 60 anos, escolheu o centenário do samba como enredo para marcar sua volta à elite após cinco anos. 


A escola da Zona Norte entrou na avenida às 23h, com uma comissão de frente vestida de instrumentos e uma alegoria com a icônica figura do malandro. Apesar do samba marcante e com refrão forte, a escola não levantou muito o público, que acompanhou o desfile de forma discreta.

Comissão de frente da Unidos do Peruche mostra os instrumentos de uma roda de samba (Foto: Reprodução/TV Globo)

O desfile teve um incidente envolvendo Ju Isen, conhecida como "musa das manifestações", que saiu na escola como musa. Ela tirou a parte de cima do macacão da fantasia e ficou com os seios à mostra no meio da avenida porque foi proibida de usar um tapa-sexo com uma caricatura da presidente Dilma.
★*♫.•°*°•.¸.•´¯❤★*♫.•°*°•..¸¸.*♡*.¸¸.*☆*

Muitos foram os destaques e belos foram os desfiles de todas as escola paulistanas, abrilhantando cada vez mais essa tradicional festa brasileira.

★*♫.•°*°•.¸.•´¯❤★*♫.•°*°•..¸¸.*♡*.¸¸.*☆*
E a campeã foi...


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.| G1 Globo.com | Guia completo do Carnaval Paulistano

38 comentários:

Lucimar da Silva Moreira disse...

Nas escolas de samba sempre tem musas em destaque já é uma marca nos carnavais do Brasil, São Paulo a cada ano vem crescendo nos carnavais, Sol beijos.

Nêssa Beleza disse...

Esses desfiles são maravilhosos. Quero um dia poder ver de perto toda essa beleza e alegria contagiante.
Beijos

www.mundoyoung.com.br

Suzi Gomes disse...

Oie, bom eu não curto carnaval e nem vejo desfile hehe mas sem dúvidas que as escolas de SP não perdem mais para as do RJ, tudo muito caprichado e elegante.bjos

Cal Lim disse...

Oi Minha Imperatriz lindo post!
Sabe,eu ñ assistia escola de samba a alguns anos,mas depois de ter sido escolhida como a Rainha da Ilha,resolvi assistir de novo,e o que percebi,é que são Paulo pode até ñ perder mais para o Rj,mas tbm pudera,o carnavalesco é carioca,tá explicado como ficou tão parecido. e como dizia o falecido chacrinha na vida nada se cria se copia.
Parabéns minha Imperatriz preferida seu post ficou show.
Bjsss

Jussara Silva disse...

Como estou no estado do rio, acabo me ligando mais no carnaval do Rio de janeiro. Ontem e hoje, saõ dias de dormir tarde acompanhando os desfiles. rsrs.
Boa semana amiga! Bjs.

Célia Lima disse...

Oi minha Imperatriz favorita,tudo bem?
Já tinha comentado esse post como Cal Lim,mas voltar aqui novamente é um prazer.
Lindo post amiga.
O carnaval de São Paulo esta lindo,mas o do RJ não perde pra ele.
Bjss

Minda Silva disse...

É um post legal Sol, principalmente para quem curte essa festa quando mais jovem eu até curtia o carnaval, mas hoje em dia não acho mais graça. Mas acho bonita algumas fantasias!

Bjos
Minda =D

Maria Ulhôa disse...

Muito se fala do carnaval do Rio, adorei o post destacando a história do carnaval de SP e mostrando um pouco dessa festa que a cada ano toma uma proporção maior na cidade.

Beijos
www.mariaulhoa.com

Joana D'arc disse...

oi!
Eu não assisti o desfile das escolas de samba, mas adorei ver os destaques que você escolheu ;)
Bjo

Magda Moreira disse...

Apesar de não curtir muito o carnaval,tenho que elogiar o trabalho que é feito pelas escolas de samba.
Elas trabalham o ano inteiro,muitas pessoas ali no batente para proporcionar um desfile alegre e muitas vezes luxuosos.Aqui no Rio não é só no Sambódromo,mas nas ruas e bairros blocos invadem trazendo alegria a todos.Parabéns pelas postagem e pelas fotos.Bjss!!

Agenda dos Blogs

Shirlene Souza disse...

Eles sempre capricham nos seus trabalhos e roupas que são bastante brilhosas, quando vejo na tv aqueles carros fico de boca aberta, mas não sou fã de carnaval! Beijos!!

Unknown disse...

Carnaval não é muito a minha praia. Neste ano eu não assisti a nenhum desfile, passei o tempo todo vendo filmes heheh

Mas admito que eu fico encantada com os brilhos, plumas e tudo mais das fantasias :D

Jully Couti disse...

Mesmo sendo do estado do Samba, não curto esse tipo de carnaval, eu até q assisti daqui do Rio. mais prefiro carnaval de antigamente onde todos iam para rua fantasiados, e quando as pessoas queriam mais é se divertir.
Mais Gostei do seu post ale fantasia azul é linda!
bjúús

Rayssa disse...

As escolas de samba capricharam são todas lindas e foi difícil de escolher.

beijinhos

Sol Oliveira disse...

Com certeza Lucima! Obrigada pela visita!

Sol Oliveira disse...

Eu também Vanesa um dia rss Beijos!

Sol Oliveira disse...

É verdade Suzi. Muito luxo e beleza! Beijos!

Sol Oliveira disse...

Obrigada minha Rainha rss. Claro talento não tem endereço e as escolas cada vez mais estão mais lindas! Beijos!

Sol Oliveira disse...

Com certeza Ju rss. Puxando a sardinha pra sua lata neh rss! Beijos!

Sol Oliveira disse...

Minha Rainha! sua visita é sempre muito be vinda rss!

Sol Oliveira disse...

Eu também Minda. No carnaval sou mais de ficar em casa na paz e no sossego! Beijos!

Sol Oliveira disse...

Obrigada Maria por tirar um pouco do seu tempo para ler minha postagem! Beijos!

Sol Oliveira disse...

Obrigada Joana! Agradecida pela visita!

Sol Oliveira disse...

Obrigada Magda! Esse elogio vindo de você, enche meu coração de alegria! Beijos!

Sol Oliveira disse...

É verdade Shir, toda aquele beleza é de encher os olhos! Beijos!

Sol Oliveira disse...

Amiga, muita gente aproveita o feriadão que para o país pra descansar e nós pra visitar blogs rss! Obrigada pela visita!

Sol Oliveira disse...

É verdade Jully, eu sou do tempo que agente se divertia nas ruas com muita tranquilidde e segurança! Beijos!

Sol Oliveira disse...

É verdade Ray, eu também acho, mas tenho minha preferida que levantou também a sapucaí! Beijos!

RUDYNALVA disse...

Sol!
Lindos destaques!
Adoro assistir pela TV as escolas de Samba e SP tem crescido muito.

Obrigada pela visita feita a o blog, volte quando desejar.

“Saber interpor-se constantemente entre si próprio e as coisas é o mais alto grau de sabedoria e prudência.” (Fernando Pessoa)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Top Comentarista fevereiro, 4 livros e 3 ganhadores, participe!

Unknown disse...

Arrasou na seleção das fotos!

Beijinhos :)
www.simaradicasetoques.com.br

Cal Lim disse...

E aí menina voltei,e como seu lindo espaço estava de novo no grupo,eis me aqui minha Imperatriz ,e aproveito e te convido a retornar na Ilha,lá o carnaval ainda ñ terminou hein!
Bjsss

Ana Laura disse...

Ai, Sol! rs Só tu pra me fazer ver coisas do Carnaval. kkkk As escola capricharam e as roupas estavam todas lindas, ótima escolha de fotos. Beijos
Blog Ana Laura Artes
Grupo de divulgação SCC Blogueiros

Alessandra disse...

Olá!
Interessante o seu post, eu não acompanho, gosto ver os melhores momentos...
E foi o que vc nos mostrou aqui. Parabéns!
Um super bjo!

Alê - Bordados e Crochê
Facebook
Twitter
Instagram

Unknown disse...

Olá sozinha. Eu não curto carnaval mais é legal as homenagens que eles fizeram.lindo blog

Unknown disse...

Nossa a Claudia Raia estava divaa

Vacieni Araújo disse...

Oi Sol!
Olha te confesso que carnaval não é muito minha praia, sei lá, acho que não tive muita influencia para este lado afinal minha mãe também não liga pra isso, enfim, seu post foi bem bacana, até eu que não acompanhei os desfiles gostei de ver os destaques.
Bjokas da Vaci :*

Olivia Quartieri disse...

achei bacana os destaques
eu gostei da homenagem a Claudia Raia
bjs

Unknown disse...

Adoro acompanhar os desfiles das escolas de samba na TV, adoraria ver um desfile de perto, adoro a riqueza das fantasias! adorei o post! Super beijos :*.

Atualizações do Instagram

Topo