23 de fev. de 2016

Projeto 5 on 5 # 1

Olha eu aqui participando de um novo Projeto Fotográfico, o 5 on 5, idealizado pela Jully do Blog Muito Mais que Belas. Eu e quatro amigas estamos participando e a ideia consiste em postar cinco fotos sobre determinado tema toda semana, durante 5 semanas. O tema desta semana proposto foi "Natureza"
Minha amiga Midian, tem um pc na cabeça, oh mulher inteligente! Ela descobriu o nome de algumas das flores que postei aqui. Essa é O ipê-de-jardim é uma arvoreta bastante ramificada, que pode alcançar 4 a 6 metros de altura. Ele apresenta folhas compostas por folíolos ovais-lanceolados, sub-sésseis e de bordas serrilhadas. As inflorescências são terminais ou axilares, com muitas flores tubulares, amarelas, muito parecidas com as do Ipê-amarelo (Tabebuia spp). A floração é maior nos meses mais quentes, mas pode perdurar durante o outono. Os frutos são cápsulas glabras deiscentes, compridas e contém muitas sementes aladas.
Estas também foram a Midian quem me falou o nome: Ixora é um género botânico pertencente à família Rubiaceae. É um arbusto muito apreciado nas regiões de clima quente. Seu aspecto é compacto e suas folhas têm uma textura de couro. A floração ocorre na primavera e verão, e apresenta inflorescências com numerosas flores de coloração amarela, vermelha, laranja ou cor-de-rosa. Pode ser cultivada isoladamente ou em maciços, sendo ótimas para esconder muros e muretas. Atrai polinizadores. Deve ser cultivada sempre a pleno sol, e não é muito exigente em fertilidade, sendo bastante rústica. Dispensa maiores manutenções, mas deve ser regada a intervalos regulares. Multiplica-se por estacas e não tolera geadas.


Segundo a minha amiga Midian, essa é A tumbérgia-arbustiva é uma planta ereta como o próprio nome diz. Ela apresenta folhas pequenas, opostas, verde-escuras e ovaladas. O caule é de textura lenhosa, marrom acinzentado e muito ramificado. Produz numerosas flores axilares, grandes e tubulares, de coloração azul com o centro amarelo, durante todo ano, mas principalmente na primavera e verão. Ocorre também uma cultivar de flores brancas com o centro amarelo. A floração perfumada atrai beija-flores, mamangavas e borboletas.
Eu gosto muito de flores, então sai numa pesquisa de campo pelas redondezas de onde moro e encontrei essas beldades. No meio das flores apareceu um pé de cabaceira. Crescentia cujete é uma espécie de planta com flor pertencente à família Bignoniaceae. É conhecida popularmente como cuieira, cabaceira, árvore-de-cuia, cuitê, cuité, coité e cabaça. Achei muito interessante e fotografei pra mostrar a vocês. As demais flores, desconheço os nomes. Se alguém aí identificar me fala que vou adorar saber um pouco mais sobre elas. Todas as fotos foram tiradas nos jardins que circundam o Aeroporto Internacional Pinto Martins em Fortaleza. 


E aí!? Gostaram?? Comenta aí e compartilha ok?

7 comentários:

Festa das Unhas disse...

Tuas fotos ficaram lindas Sol, natureza é prova da perfeição divina, amo flores!! Muito bacana o projeto. Bjao :*
http://festadasunhas.blogspot.com.br/

Célia Lima disse...

Oi Flor que lindo jardim se transformou seu blog,amei!
Tbm amo a natureza essas flores são lindas,me trouxe de volta a infância,principalmente a amarelinha e a quarta. Era com elas que enfeitava a minha casinha de boneca,a roxinha colocava em cima do bolo,aquelas comidinhas que agente faz na hora que estamos brincando.
Amei as fotos,o projeto.Se eu ñ estivesse tão ocupada iria participar tbm.
Bjssss

Jamille Borges disse...

Lindas fotos! Amei as flores.
soldameianoite.com

Commaosdeseda By Midian.L.S.F disse...

Abriuuu! Ola Sol! Amei suas fotos, eu ia colcoar do meu jardim la de Natal que fotografei antes de me mudar para o rio, mas acredita que não achei rsrsr. A legal você sai irando fotos das plantas que acha legal, minha sogra é desse jeito... Nao consegui identificar pela angulo, mas me parece que essa lilas é a tumbérgia, a amarela primeira é ipê de jardim e os cachinhos vermelhossão ixorias muito linda mesmo.
✡✡Blog Encantado: Atellier Com Mãos de seda ✡✡
✡✡Fan Page do Blog✡✡
✡✡Nos acompanhe também no 52Semanas✡✡

Alessandra disse...

Olá!
Que lindas fotos!!!! Amei!
Adoro primavera...ainda vou ter um bonsai!
Esse projeto é bem bacana...gostei!
Um super bjo!

Alê - Bordados e Crochê
Facebook
Twitter
Instagram

Jully Couti disse...

Arrasou amiga!!
Suas Fotos estão lindas, todas elas minha mãe tem!
inclusive o lanchinho favorita daquela lagarta que tirei foto, e a folha dessa primeira flor amarela!rsrssr
bjúús
bjúús

Toninho disse...

Cumpriu belamente Solzinha. Gosto de fotografias e creio que somos amigos no Instagram. As da natureza me seduzem muito.
Abraços com carinho.

Atualizações do Instagram

Topo