20 de mar. de 2016

Início do Outono


O outono, estação do ano que se segue após o verão, tem as características próprias de queda de temperatura e das folhas das árvores, antecedendo oinverno e marcando a redução de luz solar durante o dia. Esse período, nas regiões mais setentrionais, isto é, mais ao norte do planeta, é caracterizado pelas cores amareladas das folhas e pelas mudanças bruscas de temperatura.

O outono austral tem início, no hemisfério sul, entre os dias 20 e 21 de março, dependendo da posição do planeta em sua órbita, e terminando a 20 ou 21 de junho. No hemisfério norte acontece o outono boreal, que vai de 22 ou 23 de setembro até 21 ou 22 de dezembro.Durante o outono, os dias vão ficando mais curtos e as noites mais longas, e a temperatura, elevada durante o verão, começa a refrescar, fornecendo um clima ameno, não tão quente quanto no verão, e nem tão frio quanto durante o inverno.


O período de outono marca, no calendário agrícola, a época de colheitas, quando os produtos cultivados já estão bastante desenvolvido e seus frutos começam a amadurecer. Esse período de transição entre o verão e o inverno era muito esperado nas civilizações antigas e seu final, quando chegava o inverno, marcado por grandes festivais, quando as pessoas se reuniam para agradecer aos deuses pelos resultados de seu trabalho agrícola durante o ano anterior.

O que regula o calendário na mudança das estações são o equinócio e o solstício, que ocorrem duas vezes por ano cada um. No equinócio, o Sol atinge sua maior intensidade na região equatorial, e os dias têm a mesma duração que a noite, tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul.

O solstício é o momento em que o eixo da Terra está inclinado cerca de 23,5° em relação ao Sol e marca períodos distintos nos hemisférios. Quando é inverno no sul, no norte tem início o inverno. A linha imaginária que marca os solstícios são o Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte, e o Trópico de Capricórnio, no hemisfério Sul. É esse movimento da Terra, inclinando-se em seu eixo, que nos propicia as quatro estações do ano.
O Brasil, que tem sua maior área em regiões tropicais, não nota diferenças muito acentuadas durante o período de verão, já que o trópico de Capricórnio, linha imaginária que marca o solstício de verão, está localizado na região Sudeste, caracterizando nosso clima como temperado e propiciando colheitas durante o ano todo.


Conheça também outras postagens interessantes nos blogs das amigas Midian e Ana Kaiser:

 Blog da ana

Um comentário:

Os olhares da Gracinha! disse...

Eu adoro o outono mas por aqui...instala_se a primavera!
Bela escolha outonal

Atualizações do Instagram

Topo