8 de mar. de 2013

3ª BC - “Dia Internacional da Mulher” – 08/03

Escolhi Maria Montessori para homenagear no dia Internacional da Mulher:

Maria Montessori nasceu em 1870, em Chiaravalle, no norte da Itália, filha única de um casal de classe média. Desde pequena se interessou pelas ciências e decidiu enfrentar a resistência do pai e de todos à sua volta para estudar medicina na Universidade de Roma. Direcionou a carreira para a psiquiatria e logo se interessou por crianças com retardo mental, o que mudaria sua vida e a história da educação. Ela percebeu que aqueles meninos e meninas proscritos da sociedade por serem considerados ineducáveis respondiam com rapidez e entusiasmo aos estímulos para realizar trabalhos domésticos, exercitando as habilidades motoras e experimentando autonomia. Em pouco tempo, a atividade combinada de observação prática e pesquisa acadêmica levou a médica a experiências com as crianças ditas normais. Montessori graduou-se em pedagogia, antropologia e psicologia e pôs suas idéias em prática na primeira Casa dei Bambini (Casa das crianças), aberta numa região pobre no centro de Roma. Depois dessa, foram fundadas outras em diversos lugares da Itália. O sucesso das "casas" tornou Montessori uma celebridade nacional. Em 1922 o governo a nomeou inspetora-geral das escolas da Itália. Com a ascensão do regime fascista, porém, ela decidiu deixar o país em 1934. Continuou trabalhando na Espanha, no Ceilão (hoje Sri Lanka), na Índia e na Holanda, onde morreu aos 81 anos, em 1952.
Esta mulher tem uma das mais belas biografias que já li. Profunda idealizadora da inclusão educacional, desenvolveu métodos que até hoje são aplicados com êxito no âmbito educacional. tive o prazer de poder aplicar seus princípios em minhas salas de aula e acreditem de fato é funcional.
O Método Montessoriano  visa a evolução da criança em um aprendizado diligente, no qual cada aluno assume sua obrigação de responder pelos próprios atos no processo pedagógico. O saber não é infligido compulsoriamente ao aprendiz, mas sim construído por ele com o apoio de livros e objetos didáticos, singelos e sedutores, que incitam os aspectos sensórios, motores, racionais e intelectuais do estudante.


metodo montessori
Centrada numa postura psicológica sensorial, a base de seu trabalho se dava através de estímulos externos, determinados e orientados para cada objetivo a ser desenvolvido, da forma seguinte:
1 - Educação básica ou de peso - era feita através de tabelinhas de diferentes qualidades, pesando 24, 18, 12 gramas.

2 - Educação estereognóstica - reconhecimento de objetos pelos sentidos musculares e táteis, através de exercícios feitos com os olhos fechados.
3 - Educação do olfato e do paladar - exercícios muito simples: são apresentadas varias substâncias diferentes as quais as crianças cheiram ou provam, com os olhos vendados para identificá-las.
4 - Educação táctil e térmica - consiste em desenvolver as habilidades pelo tato, a agilidade, noções de higiene, sensibilidade do calor, sentidos térmicos e táteis. Para isso utilizavam-se materiais de diferentes superfícies, tecidos diferentes, tigelas cheios de água em temperaturas diferentes.
5 - Educação da vista - tem como objetivo conduzir a criança a observar e perceber distâncias e cores, utilizando os seguinte materiais: caixas com cartões, encaixes sólidos, objetos de diferentes tamanhos e espessuras.

6 - Educação do ouvido - realizada através de exercícios que servem para a aquisição da linguagem treinando a atenção e reconhecimento dos sons, utilizando apitos, caixinhas cheias de material diferentes e campainhas. Com educação do ouvido, cria-se um introdução para a iniciação musical, gestual e de atitudes.

7 - Lição do silêncio - em que as crianças são levadas a observar ruídos - desde o voar de uma abelha até o barulho percebido num parque.
Tais exercícios têm como objetivo fazer com que a criança ganhe concentração e disciplina.
Todos os exercícios motivadores são praticados com material aconselhável para educação dos sentidos.
Alguns desses materiais são auto-didáticos, isto é, possibilitam à criança, ao trabalhar com eles, observar seus próprios erros .
É aqui encerro minha participação  na Blogagem coletiva do Grupo

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8 comentários:

Verinha disse...

olá sol!
adorei tua visitinha.
tua postagem ficou linda adorei.
amiga me explica de novo a postagem do link que eu não entendi muito bem.

bjinho

Magali Morais disse...

Amei seu blog, sua postagem muito linda e criativa. Bjos

FÁTIMA AMORim disse...

Olá, amiga!

Postagem hiper interessante! Amei mesmo!!!

Parabéns!

Abreijos

www.panoseart.com
www.eltecnologias.blogspot.com.br

Ateliê Arte da Maia disse...

Olá Sol, lindas suas postagens . Adorei seu blog!!!
Espero sua visita no meu!
http://artedamaia.blogspot.com.br/

Att.
Alessandra Maia

Lúcia disse...

Olá querida, parabéns pela postagem!
Bjos no coração!

Edilene Artesanatos disse...

Olá amiga Parabéns linda a postagem adorei!!!
Bjsssssssss

eunice4590@hotmail.com disse...

Muito bom. Confesso que não conhecia mais de perto a história de
Maria Montessori. Fiquei encantada, mesmo porque, hoje já existe um programa chamado MAPREI, que certamente deve trazer alguma influencia de Maria Montessori. E, que pessoalmente acho sensacional.
Parabéns.

Feliz semana.

Artes de Bordar- Brincando com os fios disse...

Olá, querida!
Linda postagem
bjs

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