10 de out. de 2014

Como cobrar pelo seu trabalho?

A formação do preço de venda é uma das principais dificuldades dos empreendedores. Este post , portanto, pode ajudá-lo a definir, de forma consciente, custos importantes de seu negócio, além de auxiliá-lo na elaboração de preços com margens de lucro.

Se você desenvolve um trabalho e não sabe o preço que vai cobrar pelo seu serviço com certeza você já esta perdendo dinheiro. Eu estou supondo que você é um profissional sério que optou trabalhar como autônomo e que espera viver do seu trabalho de forma digna e condizente.
A primeira coisa que você deve fazer é valorizar o seu trabalho, e realmente batalhar para que ele seja da melhor qualidade possível.Então não tenha receio de estipular o preço do seu serviço, apenas faça isto de forma justa e consciente. É certo que existem muitas pessoas na sua área que cobram um preço muito baixo e oferecem também um serviço de péssima qualidade. Você não deve se balizar por estas pessoas nem temer em estar cobrando um preço elevado e perder o seu cliente. Também não deve cobrar um preço absurdo que esta muito acima do valor médio do mercado.

Então, quanto você deve cobrar? Depende de quanto você gasta e de quanto deseja ganhar.

O que você deve considerar para calcular o preço do seu produto?


Adapte os itens acima a sua realidade e ao seu produto, nem todos eles fazem parte do produtos que você possa está negociando.
Vamos ver na prática o calculo do preço de um produto.

Tomemos por exemplo essa caixinha de MDF

* Então para começar vamos considerar os custos da matéria prima, ou seja, tudo que você gastará para confeccionar a caixa.


* Próximo passo é calcular as horas trabalhadas. Essas horas vão variar de produto para produto.


tome por base o salário mínimo e divida-o pela carga horária de trabalho mensal. Vejamos: 
44 h/m x 4 semanas é igual a 176 horas mensais. Pegue o salário que você gostaria de ganhar e divida por 176 e você terá o valor da hora trabalhada. Neste caso, R$ 720 / 176 é igual a R$ 4,09.

* Próximo passo é calcular os custos fixos que são água, luz telefone e etc e dividir pelo numero de peças produzidas.# custo fixo por peça.


Utilize cálculos diferentes para cada linha de produto e também o bom senso para obter o preço justo do seu produto.

* Próximo passo é calcular os impostos. Se você é um empreendedor formalizado, deve levar em consideração esses gastos, senão desconsidere-os.


*E por fim, vamos calcular o valor de venda:
.

Então acima, temos um exemplo para o nosso calculo final. Depois de obter o total parcial, você deve acrescentar a sua margem de lucro. É ela que fará sua empresa crescer. Esta margem pode variar de 10% a 100%. A sua margem de lucro vai depender do preço dos seus concorrentes, do acabamento do seu produto, da material prima do seu produto, enfim. Você é que escolhe essa margem.Após obter o valor final você deve comparar seu preço com os dos concorrentes e tirar um parâmetro de preço.




É importante observar os preços de pelo menos três concorrente e tirar uma média de preço, assim você fica sabendo se o o seu preço está caro ou barato e pode melhor adaptá-lo ao preço do mercado.

Recentemente criei uma planilha para calcular o preço de venda de umas lembrancinhas que fiz:

Se você quiser a planilha
Clique AQUI
é de graça!!



6 comentários:

Os olhares da Gracinha! disse...

Não consigo cobrar pelo meu trabalho mas desejo todo o sucesso do mundo para que o artesão e não só...ganhe o justo!!!
Bj amigo

Janine Silva disse...

Olá querida,amei seu blog, desculpe a demora.Passando para conhecer e retribuir sua visitinha. Um ótimo fim de semana!!!

arlete disse...

OiSol!Adorei as dicas .Eu não sei cobrar pelo meu trabalho.E depois as pessoas as vezes não valorizam o trabalho do artesão.Beijos

Sol Oliveira disse...

É amiga,as pessoas pensam que devemos dar nosso trabalho de graça e isso nos desmotiva muito!! Obrigada pela visita!!

Sol Oliveira disse...

Eu que agradeço querida!! Sua visita faz meu bloguinho brilhar!!

Sol Oliveira disse...

Oi Arlete seja bem vinda! Obrigada pela visita e por compartilhar na rede!! Beijos!

Atualizações do Instagram

Topo