Campanha da Fraternidade traz temas desafiadores
A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário Cristão ocidental (Católico). As cinzas que os Cristãos Católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa (sem contar os domingos) ou quarenta e seis dias (contando os domingos). Seu posicionamento no calendário varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até a segunda semana de março.
Nesta Quarta-feira de Cinzas, dia 10, se inicia o período da quaresma em preparação a páscoa. O arcebispo emérito de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, falou ao Acorda Cidade sobre o significado para as famílias da Quarta-feira de Cinzas e também da Campanha de Fraternidade, que será iniciada durante a quaresma.
Segundo o arcebispo emérito, Dom ItamarVian todos os anos durante a quaresma a igreja realiza a Campanha da Fraternidade com temas sociais e religiosos, mas principalmente, com temas desafiadores. Para este ano, ele informou que o tema será ‘Casa Comum, Nossa Responsabilidade’ e o lema é ‘Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça como riacho que não seca’. “Essa campanha com o tema Casa Comum, isto é, o meio ambiente, partiu do próprio Papa Francisco, que no ano passado publicou um documento que tem como título Louvados Sejas, quando São Francisco louva as estrelas, os pássaros, o sol. Nessa campanha vamos tentar trazer para a reflexão do povo como tema fundamental o saneamento básico como elemento indispensável para viver com dignidade e saúde”, informou.Dom Itamar destaca que o objetivo maior dessa campanha é assegurar a todas as pessoas o direito ao saneamento básico. Segundo ele, essa campanha também visa estimular o conhecimento da realidade local em que vivemos e incentivar o consumo responsável dos bens da natureza, como a água por exemplo.
A Igreja Católica Apostólica Romana trata a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo Padre que preside a cerimónia. O Padre mancha a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o Cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.
Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia após o Carnaval. A Igreja Ortodoxanão observa a quarta-feira de cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela, enquanto no rito ambrosiano da Igreja Católica Romana a Quaresma começa no próximo domingo e o Carnaval continua até o sábado, chamado Sabato Grasso ("Sábado Gordo") e não se celebra a quarta-feira de cinzas.
O tema será “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema bíblico apoia-se em Amós 5,24 que diz: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.
O objetivo principal da iniciativa será chamar atenção para a questão do saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos.
Texto para pesquisa escolar.
Fonte: Wikipédia | Site Educar.
2 comentários:
Que seja um linda QUARESMA para cada um de nós! bjs, chica
Olá!
Ótimo Post Sol!
Pois muitos seguem, mas não sabem o significado!
Como disse nossa querida Chica: - Linda Quaresma para cada um de nós!
Um super bjo!
Alê - Bordados e Crochê
Facebook
Twitter
Instagram
Postar um comentário