23 de abr. de 2016

Projeto 52 Semanas # 17 - Personagens cuja vida eu gostaria de viver por um dia...


Olá galera!! Como estão? Eu não muito bem, mas deve ser a idade, sabe como é neh? Doi aqui e acolá, mas mesmo assim, vou levando rss. E pra não me deixar levar pela vida, trago mais uma participação no Projeto 52 Semanas.

O Projeto fala de personagens que gostaríamos de viver e depois de tudo que soube da vida desta mulher, apesar de na história terem passados grandes outros vultos que contribuíram e foram de suma importância, mesmo assim, escolhi Olga Benário! Ela não era brasileira, mas viveu nossa brasilidade de uma tal forma a dar sua vida por essa nação e por um outro grande brasileiro. Eu a escolhi pela força e pela determinação. Eu gostaria de ser essa personagem por um dia, mas não sei se teria a coragem que ela teve, para viver a vida dela. Confira meu projeto.

Olga Benario Prestes nasceu de uma família judia em Munique na Alemanha em 12 de fevereiro de 1908. Seu pai Leo Benario era um advogado social democrata e um liberal de ideias avançadas. Sua mãe Eugenie era uma dama da alta sociedade que não apoiava as ideias da filha que, em 1923, aos 15 anos, entrou para a Juventude Comunista. 

Olga Benario e Luis Carlos Prestes, como Antônio Vilar e Maria Bergner Vilar: 
detalhe do passaporte português falso, apreendido no mesmo dia que o líder foi capturado.

Em 1925 Olga vai para Berlim onde continua sua militância.Em 1926 é presa por traição mas liberada poucas semanas depois. Em 1928 lidera uma cinematográfica investida ao tribunal para liberar seu companheiro Otto Braun. Os dois fogem então para Moscou onde Olga é aclamada, faz treinamento militar e carreira no Comintern. Em 1934 Olga é designada para garantir a chegada segura ao Brasil do líder comunista Luís Carlos Prestes onde lideraria a Intentona Comunista de 1935. Deveriam se passar por marido e mulher para facilitar seu disfarce. Na longa viagem se apaixonam. 

Com o fracasso da revolução Olga e Prestes são presos e separados.
Olga e Prestes são levados a depor

Grávida de Prestes, Olga empreende uma grande luta para ter sua filha no Brasil. Mas o governo Vargas como uma vingança pessoal contra Prestes se empenha e Olga, grávida de 7 meses, é deportada para a Alemanha Nazista.

Lá é levada à prisão de mulheres da Gestapo no número 15 da Barnimstrasse.

Anita Benário Prestes

Na madrugada de 27 de novembro de 1936, exatamente um ano após a fracassada revolução, nasceu Anita Leocádia, um bebê gorducho e saudável.
Leocádia, mãe de Prestes, fazia uma grande campanha na Europa pela libertação de seu filho, sua nora e neta. Por causa disso Olga teve permissão de permanecer com sua filha enquanto pudesse amamentá-la.

Quando Anita tinha 14 meses ela foi retirada de Olga e entregue à avó Leocádia, fato que Olga só soube depois. 

Em 1938 Olga foi transferida para o campo de concentração de Lichtenburg e em 1939 para Ravensbrück, o único grande campo exclusivo para mulheres.

Lá Olga foi líder de bloco e deu aulas para as outras presas. Em fevereiro de 1942 Olga foi levada com outras 200 prisioneiras para a câmara de gás de Bernburg onde foi executada.
“Lutei pelo Justo, pelo Bom e pelo Melhor do Mundo.”{Olga Benario Prestes / 1908 - 1942}

Aqui a última carta que Olga escreveu a Prestes e sua filha.
 Cenas do filme: " Olga"


   
Este foi meu Projeto. Vamos participar também!? Quer saber como? Clica Aqui.


Confira as minhas outras participações:
Semana 2: Eu nunca...
Semana 7: Eu sempre...

7 comentários:

JandiraS.Santos disse...

Oi Sol !!!
Não conhecia a história de Olga e nem o filme .
Nossa adorei o seu projeto que irei assistir o filme e procurar saber mais da Olga e etc ...
Um belo fim de semana ...Beijokas

JandiraS.Santos disse...

Legal através de sua pesquisa aprendi um pouco mais e até descobri que Anita Leocádia Prestes está viva é professora, escritora, graduada em Química Industrial, Mestra em Química Orgânica, Doutora em Economia e Filosofia e Doutora em História ...Obrigado pela leitura de hoje ...

arlete disse...

Oi Sol!!!Ótima tua escolha!A história de Olga Benario é muito linda .Uma mulher de muita coragem. Eu vi o filme ,muito bom.Beijos

Alessandra disse...

Olá!
Bom dia amiga!
Que belo post, eu não conhecia a história de Olga!
Vou procurar o filme para ver!
Sol, estou doente e com isso atrasada nos post e visitas...mas acredito que essa semana as coisas voltem ao normal!
Lindo Domingo!
Já levei o seu link!
Um super bjo!

Alê - Bordados e Crochê
Facebook
Twitter
Instagram

Paulo Faria disse...

Adorei o post, muito bem escrito e sobre uma grande mulher. Conheci a história da Olga Benario através do filme e tratei logo de pesquisar mais sobre a sua vida, infelizmente aqui em Portugal poucos conhecem a sua história. Parabéns pelo post :)

Linha Reta | Facebook | Instagram | Pinterest

Poções de Arte disse...

Bom dia, Solzinha!
Conheço um pouco desta história e sinceramente, acho que não teria um pingo da coragem destas mulheres. Toda vez que leio algo sobre as guerras, me sinto triste, deprimida e impotente. Nunca vou me acostumar com o fato de um ser "humano" agredir e matar outros por cobiça, dinheiro, poder, diferença religiosa, de etnia etc...

Boa participação!
Abraços esmagadores.

Ana Laura disse...

E que mulher forte, né? Já tinha ouvido na história dela, mas nunca tinha lido na íntegra dos acontecimentos. Não teria a coragem dela para passar por toda essa "história". Ótima participação. Bjs

Atualizações do Instagram

Topo