7 de nov. de 2016

Redação do ENEM 2016 - "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil"

Resultado de imagem para intolerância religiosa
No segundo dia de Provas do ENEM, todos desejavam ansiosamente conhecer o tema da tão afamada redação. Eu mesma, não me contive em "brechar" a prova enquanto o chefe de sala, colhia os dados biométricos dos participantes. Porém o Tema chocou toda sociedade: "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil". Isso deu ao fato de que muitos dizem que não se discute sobre política, religião e futebol. Pensando assim estamos fadados a ignorar questões cruciais da nossa sociedade, onde preconceito e falta de cordialidade e respeito aos direitos humanos, andam de mãos dadas.

Não sei se fugi ao tema proposto, porque o tema por ser muito abrangente, não se pode debater em tão pouco espaço de tempo e em tão poucas linhas. Deixo aqui um chamado de atenção para que ser revista a questão de se colocar tantos conteúdos complexos em um mesmo dia de prova. Voltando ao assunto da redação, ela quis propor a sociedade, mecanismos para que se pudesse debater, discutir e encontrar soluções para o problema da Intolerância Religiosa.

Colhi na net uma proposta de texto encontrado no site Descomplica.

O voo do condor

Desde a primeira fase do Romantismo, os poetas já buscavam a construção de uma identidade nacional, retratando em suas obras a extensão do território brasileiro, suas belezas e suas diversidades tendo como personagens principais o índio, o branco europeu e o negro, que trouxeram para o país suas culturas, crenças e religiões, evidenciando a mestiçagem do povo. Dessa forma, é incoerente pensar como um país tão miscigenado tem preconceitos históricos tão enraizados com a questão religiosa.
É cada vez mais comum encontrarmos nos jornais notícias e reportagens relatando atitudes hostis decorrentes da intolerância religiosa. As divergências levam um ser humano inconformado com a crença de outro a tentar impor as suas ideologias, embasado pelo pensamento de superioridade de determinada religião. Dessa maneira, tornaram-se frequentes os casos de violências verbais e agressões físicas, em todo o território nacional. Prova disso foi o que ocorreu a uma menina de apenas onze anos: devido ao fanatismo religioso de determinado grupo, ela foi apedrejada após sair de um terreiro de Candomblé, no Rio de Janeiro.
Diante do caos instaurado pela intolerância religiosa, foi preciso criar meios para combater e criminalizar essas ações de desrespeito. Fez-se necessária a criação de uma lei que busca proteger cultos religiosos de matriz africana, os quais são mais discriminados no Brasil. Além disso, estipulou-se o dia 21 de janeiro como o “Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa”, como forma de conscientização da população, pois todas as pessoas e suas respectivas religiões merecem proteção e respeito. Segundo o poeta francês Victor Hugo, “a tolerância é a melhor das religiões”, e, por isso, em um país tão cheio de diversidades, não cabe julgar, discriminar ou hostilizar a fé alheia.
Fica evidente, portanto, que nenhuma religião é superior a outra e é papel do Estado garantir a liberdade de escolha como forma indispensável no regime democrático, fazendo valer a laicidade da nação, preservando os direitos fundamentais dos cidadãos. Por sua vez, as escolas devem ampliar a discussão sobre a tolerância às diferenças, promovendo debates e palestras que tratem da pluralidade cultural e religiosa existente em nosso país. Dessa maneira, inspirados pelos ideais de liberdade e igualdade propagados pela geração condoreira do movimento romântico, honraremos o nosso título de povo miscigenado.
A partir deste relato se pode ter noção do que a comissão elaborativa do ENEM, espera dos participantes. Tire agora suas próprias conclusões. 
Como você encara esse assunto? Quais as causas e as consequências dessa intolerância? O que pode ser feito para se resolver estas questões?
Comenta aí!!

4 comentários:

Lucimar da Silva Moreira disse...

Acho que religião é um assunto que deveria ficar neutro, cada um respeitar a religião do outro, pois religião não é um assunto pra falar qual é a melhor, qual é a pior, tem que apenas respeitar. As consequências são as de sempre brigas, concordo com texto que as escolas deveria ampliar essa questão haver debate, palestra,só assim haveria um entendimento sobre o assunto. Sol bjs.

Vacieni Araújo disse...

Um assunto extremamente complexo, mas o que tem que prevalecer é o RESPEITO sempre!
Eu acredito que por mais que não se "aceite" a religião do outro é necessário respeita-lo como você gostaria de ser respeitado.

Bem bacana abordar isso aqui Sol!

Bjokas da Vaci :*

Rafael Mourão disse...

No meu entender esse tema foi bem escolhido, visto que nas redes sociais o que podemos mais é constatar isso, mas temos que ter o pensamento de que não adianta intolerância alguma ainda mais religiosa e quem as tem, com certeza a fé não existe nessa pessoa
Pois é único e presente para todos seja qual for a sua crença

Beijos
Rafael

Minda Silva disse...

Eu não sou contra religião nenhuma Sol, penso que todas que fale de Deus e ensinem o amor são maravilhosas, não sei se a religião planta inimigos, penso que são as pessoas que distorcem o sentido da religião, cada qual com seus motivos para isso .. que infelizmente na maior parte das vezes está ligado a dinheiro e poder ...

Não acredito em melhor ou pior, acredito que se ela ensina a mar e perdoar e a nos tornarmos pessoas melhores para nós e o nosso próximo, não importa o nome, se faz o bem, é só o que deveria importar ...

Não implico com ninguém, só quero ser respeitada naquilo em que acredito, da mesma forma que eu respeito os outros, acho que a intolerância nesse sentido precisa acabar ...

Bjos ❤ 😍

Atualizações do Instagram

Topo