7 de jan. de 2019

Motivos para agradecer - #1ª semana.



Como amante da psicólogia, pesquisei muito sobre a Gratidão, e ao enveredar pelo tema encontrei estudos muito bem embasados que serviram para validar ainda mais minha firme intenção de levar o hábito da gratidão ao maior número de pessoas possível.

Muito se fala sobre a gratidão em estudos nas áreas da filosofia, sociologia, antropologia, além da psicologia. Estes estudos trazem à luz também a função histórica, social e psicológica de ser grato. Robert A. Emmons, professor da psicologia da Universidade da Califórnia e grande pesquisador, um dos principais estudiosos sobre gratidão da última década, correlaciona o sentimento de gratidão com a formação da personalidade moral de um indivíduo, atribuindo à ela o desenvolvimento da gentileza, generosidade e desprendimento. Também em seus estudos conseguiu correlacionar positivamente que a gratidão inspira a felicidade e afirma que a gratidão diária tem a capacidade de promover o bem-estar do indivíduo.

Outros estudos importantes desenvolvidos por Sara Algoe e por K. E. Bonnie, psicólogos e neurocientistas americanos, correlaciona a gratidão com a promoção e manutenção dos relacionamentos, através da reciprocidade que ela estimula entre quem fez a boa ação e quem a recebe. Desta forma, a gratidão tem uma função de equilíbrio social, além de haver uma reprodução do comportamento – reciprocidade – o que gera o que vimos por exemplo, no filme “A Corrente do Bem”.

Também podemos ver a gratidão como uma ‘virtude moral’, ou seja, uma qualidade admirável que é ligada ao caráter de uma pessoa. Aquele que é grato sabe reconhecer o valor do que recebeu, o esforço de seu benfeitor, e irá retribuir o ato, além de reproduzi-lo, fazendo o bem para outras pessoas.


Motivos para ter Gratidão

À esta altura tenho certeza de que já te convenci de que a gratidão só nos traz vantagens, certo? Mas como quero te ajudar a desenvolver esta atitude poderosa o mais rápido possível, agora te apresento a minha lista de  motivos para agradecer do fundo do coração e com consciência, por tudo o que você tem na vida. Vamos lá?

1. Gratidão pela Vida

A manutenção da vida dá trabalho, sabia? Sem você perceber, enquanto está lendo este texto calmamente, o coração está bombeando sangue para todos os seus outros órgãos, que por sua vez, estão cumprindo suas funções direitinho: pulmões, respiração; estômago, baço, fígado, digestão; intestinos, bexiga e rins, absorção de nutrientes, excreção de toxinas e material não aproveitado; isso para não falar no cérebro, que regula toda sua função motora voluntária e involuntária, sensorial e emoções.

2. Gratidão pela Saúde


Ah, mas eu tenho pedra nos rins, problema de coração, espinhela caída… Opa, opa, opa. Agradeça pelo que funciona, por favor! Primeiro, se você sabe que tem estes problemas, você tem condições de cuidar deles, seja com uma boa alimentação, com mais exercícios, com tantos recursos que a medicina hoje dispõe, seja a tradicional ou a alternativa. Agradeça!
E se você tem tudo no lugar, funcionando direitinho, nem preciso dizer, não é? Agradeça duas vezes.

3. Gratidão ao seus olhos


Você sabia que nossos olhos são fenomenais e que eles produzem uma visão 3D? Quando enxergamos com os dois olhos, o cérebro faz pequenos ajustes entre as duas diferentes imagens captadas e reconstrói uma imagem com profundidade. Também consegue estabelecer a distância entre nós e um objeto registrando o ângulo que os olhos percorrem até fixá-lo, e se este estiver em movimento, a velocidade com que se aproxima de nós também ajuda a calcular a distância! E faz tudo isto sem você nem perceber!

Agradeça de quebra por chorar, que além de lubrificar os olhos coloca para fora, através das lágrimas, toxinas e hormônios de stress indesejáveis.

4. Gratidão aos seus ouvidos


Até quem não ouve tem que agradecer, vamos estabelecer aqui? Os ouvidos, além de serem responsáveis por captarem as vibrações sonoras e levarem esta informação até o cérebro (que é quem realmente decodifica em sons que entendemos), são responsáveis por nos mantermos de pé, promovendo o equilíbrio.

Quanto à audição em si, como temos uma orelha em cada lado do corpo, elas funcionam também como “radares”, capazes de localizar a origem do som que escutamos.

5. Gratidão ao seu nariz


Temos 25 milhões de células olfativas. O olfato é o primeiro sentido a se desenvolver, e o usamos lá atrás para reconhecer nossa mãe pelo cheiro, e já adultos, para escolhermos nossos parceiros, através dos ferormônios que mais nos agradam. Podemos sentir até um trilhão de cheiros diferentes, e ativar memórias através deles. Além disto, se não fosse o seu nariz funcionando direito, você praticamente não sentiria o gosto do que come ou bebe, pois ele é responsável por 80% destas sensações. Ah, e o nariz filtra as impurezas e aquece o ar para não ferir as vias respiratórias.


6. Gratidão por sua boca


Boca não serve só para falar. É por ela que recebemos os alimentos e líquidos, e a primeira parte da digestão acontece dentro dela, devido à presença da saliva. Na boca encontra-se a língua, lotada de papilas gustativas, que reconhecem doce, salgado, amargo e azedo, além da temperatura e consistência do alimento.

Não existe uma língua igual à outra no mundo, e a medicina oriental olha as características da língua para verificar aonde estão os desequilíbrios no corpo. Não é maravilhoso? E não esqueça do beijo! Sem boca, você nunca daria um!

7. Gratidão ao sentido do tato


A pele é o principal órgão responsável pelo tato (que engloba contato físico, pressão, calor, frio e dor). As mãos, particularmente a ponta dos dedos, são a região que possui mais dermátomos para perceber o que tocam. Aliás, no cérebro, a área responsável por decodificar as informações vindas das mãos é centenas de vezes maior do que a área dos pés, por exemplo. Este é o motivo pelo qual os cegos podem “ver” com as pontas dos dedos. As sensações térmicas, vindas do tato também servem para nos proteger de agressões ao corpo por frio ou calor, e preservar a nossa vida.

E você o que tem para agradecer? Me conta aí nos comentários. Bjks!!!

CONTINUA NA PRÓXIMA SEMANA...
GRATIDÃO AMIGOS!!

2 comentários:

Menina Prendada disse...

Olá Sol, agradecer sempre faz bem, que Deus abençoe nosso 2019. Um xeru!

Sandra
http://pedacinhobysandra.blogspot.com/

Wérika disse...

Oi, Sol! Maravilhoso texto.
Gratidão enriquece a nossa caminhada da vida. E Só atrai boas energias pra gente. É um exercício diário!

Tenha uma ótima semana!

Wérika Weryanne
https://werikasouzablog.blogspot.com/

Atualizações do Instagram

Topo