4 de fev. de 2019

Motivos para agradecer #5ª semana.


CHEGAMOS A QUINTA SEMANA... Agradeçamos pela capacidade de amar, de ajudar, de se solidarizar e de sentir!!

29. Gratidão à capacidade de ajudar

Você já ajudou alguém? Percebeu como você se sentiu bem? Ajudar o outro é uma atitude que desenvolvemos através do exemplo, desde a mais tenra infância. Por isto há pessoas realmente boas nisso; outras, nem tanto. Segundo estudos em áreas tão diferentes como antropologia, psicologia, história e biologia, sem esta capacidade não existiríamos como sociedade, como grupo. Também é amplamente comprovado que quem ajuda sente-se muito melhor do que quem foi ajudado. Pequenas ações já fazem a diferença e nos alimentam a alma.

30. Gratidão pela capacidade de amar

Esta parece fácil, não é? Outro dia escutei de uma aluna que ao iniciar o curso estava tão cansada da vida que não conseguia nem mesmo amar. Como se vê, nem sempre estamos dispostos física ou emocionalmente para amar. Se você consegue ter amorosidade com quem se relaciona, seja no âmbito familiar, de amizades, profissional; se consegue exprimir o amor e também recebê-lo, congratule-se. E sobre minha aluna, está trilhando lindamente o caminho de volta para o amor, a começar por amar a si mesma!

31. Gratidão por seu animal de estimação

Já que acabamos de falar de amor, nada mais natural do que falar sobre o amor incondicional que os animais de estimação nos devotam. Hoje em dia temos diversas ONG’s que levam animais para visitarem hospitais, principalmente nas alas de internação, aonde a depressão e apatia se instalam com facilidade entre os pacientes. Estudos comprovam que a presença de um animal estimula o aumento da dopamina e serotonina (hormônios da felicidade), diminui o stress, melhora batimentos cardíacos e pressão sanguínea, diminui a depressão, melhora a autoestima, estimula valores como respeito, cuidado e responsabilidade, estimula a atividade física e o convívio social. Um pet é uma verdadeira benção!

32. Gratidão ao sorriso

Você sabia que ele é um aliado contra doenças cardíacas devido a redução da pressão arterial e do risco de AVCs? Também eleva o nível de endorfinas, fortalecendo o sistema imunológico – devido à diminuição do estresse – aumentando o nível de prazer e diminuindo a dor física. Outras vantagens: exercita o cérebro a ter flexibilidade mental e estimula a capacidade de concentração, aumentando sua produtividade no trabalho; ajuda a estreitar relações sociais e eleva sua confiança, o que resulta em mais feedbacks positivos e torna quem sorri mais atraente e simpático.

33. Gratidão ao abraço

Abraço é companheiro do sorriso. Abraçar pessoas queridas tem todos os benefícios do sorriso (diminuir pressão arterial e o estresse, melhorar saúde do cérebro, diminuir dor) além de reduzir o medo de morrer e acalmar pessoas com outros tipos de fobias. E olhe que interessante, o simples fato de abraçar um bichinho de pelúcia, ou imaginar que está abraçando alguém amado é o suficiente para liberar serotonina, dopamina e endorfina no cérebro. Ainda não se convenceu? Você perde até calorias com um abraço!

34. Gratidão à solidariedade

A solidariedade de outra pessoa para conosco também é vital em nossas vidas. Quando recebemos ajuda, nos percebemos como seres que são importantes aos olhos dos outros e podemos ter momentos de alívio em alguma necessidade que estejamos tendo ou passando. Quando agradecemos à solidariedade alheia, nasce em nós a vontade de retribuir o que recebemos, e multiplicar este tipo de ação. A solidariedade é uma conduta-exemplo que se propaga através da gratidão.

35. Gratidão por poder ser útil

Do outro lado, podemos exercitar a solidariedade sendo úteis para alguém ou em algum lugar. Quando somos úteis nos conscientizamos de que temos algo para dar, capacidades a serem utilizadas de forma pró- ativa. Estudos comprovam o que o lugar comum já sabia: ser útil e ajudar faz um bem maior a quem dá do que a quem recebe.

E como anda o exercício de gratidão na sua vida? Me conta aí nos comentários como você tem praticado. Estou ansiosa pra saber!

Nenhum comentário:

Atualizações do Instagram

Topo