11 de mar. de 2019

Motivos para agradecer #10ª semana.

Em um coração onde mora a gratidão, também habitará sempre a felicidade.

63. Gratidão à música

A música é outra forma de expressão universal. Os ritmos mais primitivos surgiram imitando a pulsação do coração – mais lentos para acalmar, como escutávamos dentro do útero o coração materno, mais rápidos para incentivar à ação, como o pulsar das veias na pele. Mas não é só. A música estimula o cérebro, reduz o sentimento de ansiedade, auxilia a ter foco e raciocínio. E, vamos admitir, todos temos nossa “trilha sonora” particular para contar passagens de nossa vida.







64. Gratidão ao teatro e ao cinema

O ser humano se expressa através de histórias, desde o tempo das cavernas ao redor das fogueiras. A evolução destas histórias levou até o teatro, já na antiga Grécia até os dias atuais, e no cinema, a partir da invenção dos irmãos Lumiére. A função do teatro e hoje do cinema é representar experiências e sentimentos universais, problemáticas comuns a toda a humanidade e milhares de maneiras de interpretá-las, senti-las e resolvê-las. Muitas vezes uma boa história nos traz a resposta que buscávamos. A vida ensina e a arte encena. Conheça meus dois livros que ensinam isso na prática:

65. Gratidão às artes visuais

Outra forma do ser humano se expressar e interpretar o mundo é o desenho. Quando vemos uma bela pintura algo nos toca. A pintura é uma forma do artista expressar seu mundo interno, seu inconsciente. Quando uma pintura nos emociona ou nos chama a atenção, ou quando conseguimos nos expressar através de um desenho ou pintura mais elaborado, entramos em contato com nossas emoções sem precisarmos de palavras. E as vezes é somente disto o que precisamos para voltar ao nosso equilíbrio.

66. Gratidão pelo bom-humor
Você já deve ter ouvido que “rir é o melhor remédio”. Mais do que um ditado, estudos comprovam que levar a vida com bom humor e leveza é fundamental para se viver melhor, já que a produção de endorfina é maior. E quanto mais endorfina você produz, mais bem-humorado você fica. Além disso encarar uma situação ruim com bom humor ajuda no controle da pressão sanguínea, não tira seu sono e te põe na lista das pessoas que não sofrem de “mimimi”!

67. Gratidão às suas emoções
Emoções são nosso “termômetro” interno. São como expressamos o que sentimos, do que gostamos ou não, o que receamos, do que sentimos falta. Emoções servem para nos alertar (sensação de desconforto ou bem-estar num ambiente, por exemplo), servem para nos guiar e proteger de situações (medo, felicidade, raiva, tristeza), servem para entendermos nossa relação com o mundo que nos cerca (contentamento, irritação, decepção) e como o manipulamos e interpretamos (ciúme, inveja, luto…). Se você acha que é ruim com elas, garanto a você, é pior sem elas!

68. Gratidão à sua fé
Quem nunca ouviu dizer que “a fé remove montanhas”? Ter fé é acreditar em algo sem ter nenhuma evidência de que seja verdadeiro ou real. A fé é um poder latente que temos, muito além do cunho religioso que dão a ela. Com a fé em nós mesmos podemos tornar real tudo o que desejamos alcançar, pois temos a certeza e vontade determinadas, por acreditamos em nossas capacidades. Removemos nossas “montanhas” internas e construímos nosso próprio alicerce com a fé.

69. Gratidão à sua espiritualidade
Diferente da fé em si mesmo, a espiritualidade é a fé em algo maior do que nós mesmos, que nos sustenta e nos guia. Independente de religião, a espiritualidade nos faz perceber que somos parte de algo maior, e que temos uma missão que nos dá sentido à vida. Através da espiritualidade enxergamos laços entre nós e as outras pessoas, desenvolvemos a compaixão e o respeito por nós mesmos e pelo próximo.

E se você gostou do post não esquece de comentar aqui em baixo, combinado?

Nenhum comentário:

Atualizações do Instagram

Topo