4 de mar. de 2019

Motivos para agradecer #9ª semana.


A grande pergunta é: Você é um copo ou um lago?
Problemas acontecerão na sua vida, mas de que maneira você vai lidar com eles, onde está seu foco? Nos problemas ou nas bênçãos?
Assista ao vídeo: 10 atitudes para ser grato de uma vez por todas


56. Gratidão à escola

Você sabia que a escola como a conhecemos hoje só surgiu entre os séculos XIX e XX? Os gregos possuíam locais de ensino, mas não nos moldes que conhecemos hoje. A primeira Universidade surgiu no Marrocos, no século IX ligada uma mesquita. Na Europa, os rudimentos da nossa atual escola aparecem no século XII, no intuito de ajudar a catequisar os alunos, nas instituições católicas. Restrita anteriormente a grupos sociais e religiosos específicos, a escola hoje, mesmo com todos os senões, é uma realidade para todos.

57. Gratidão à escrita

Devemos agradecer aos Sumérios, no ocidente, que há aproximadamente 4000 anos desenvolveram uma escrita silábica, chamada cuneiforme, e conseguiram armazenar conhecimento e transferir para os outros, traçando as letras em placas de argila. Ao longo da história vários alfabetos foram desenvolvidos – os hieróglifos, o alfabeto romano, os kanjis, o sânscrito, a escrita arábica, o alfabeto cirílico, o hebraico, entre outros – todos como veículos para troca de mensagens, transmissão de ideias e conhecimento, elaboração de pensamentos, desejos e necessidades humanos.

58. Gratidão aos livros

Entre andar com placas de argila, papiros de 20 metros, pergaminhos ou com livros, tenho certeza que você também acha mais prática a última opção. Pergaminhos unidos por madeira e cera, o primeiro livro chinês, de 868 d.C. (impresso com 130 mil blocos de madeira) ou a primeira Bíblia impressa em 1455, por Johannes Gutenberg foram os precursores dos livros como conhecemos hoje. Eles têm em comum a vontade do ser humano transmitir e preservar o conhecimento para as próximas gerações. Somos o que somos devido ao patrimônio intelectual que nos chega através dos livros.

59. Gratidão aos seus professores

Não existiriam escolas sem eles, não haveria quem nos ensinasse a dominar a escrita, ler os livros e interpretá-los. Meu sonho de garota era me tornar professora. Acabou sendo meu primeiro emprego. Hoje posso fazer isso e alcançar centenas de pessoas através de meus cursos. Já pensou quantos alunos passam pelas mãos de um professor? Por quantas vidas ele é responsável por apresentar o mundo e as possiblidades que ele oferece?

60. Gratidão aos cursos e palestras que fez

Não só numa sala de aula acontecem aprendizados relevantes. Pense em cursos e palestras que impactaram sua vida, que te fizeram mudar num curto espaço de tempo. Pense naquele profissional altamente preparado, o palestrante, que vem dividir com os ouvintes anos de estudos e trabalho. A escola, a universidade, é uma base. Cursos e palestras são atalhos poderosos para conhecimentos significativos.

61. Gratidão à criatividade

Dizem que a necessidade é a mãe da criatividade. Ser criativo é encontrar novos meios para obter um resultado necessário. A criatividade é ativada na infância, através da curiosidade, inventividade. Mas podemos alimentar a criatividade se mantivermos o hábito de anotar ideias inusitadas que temos, experimentarmos formas novas de fazer coisas habituais. Todos os avanços e descobertas que conhecemos são fruto da criatividade.

62. Gratidão à dança

Dançar já foi visto como expressão do divino e do mundano, e é manifestação viva da nossa cultura. Dançar é um exercício físico, trabalha a coordenação motora, regula o metabolismo do corpo, promove a sociabilidade, afasta a depressão, libera adrenalina e endorfinas. Dançar desafia nossos limites, estimula a criatividade corporal, e nos faz sentir vivos! As danças circulares são usadas ainda hoje para integrar as pessoas de uma comunidade ou grupo.

E se você gostou do post não esquece de comentar aqui em baixo, combinado?

Um comentário:

chica disse...

Gratidão bem justificada em cada uma delas! Vale sempre! beijos, tudo de bom e que tenhamos sempre mais e mais bons motivos pra agradecer! chica

Atualizações do Instagram

Topo